Sono é uma questão para a qual normalmente os tutores não dão muita importância ou nunca pararam para pensar no que isso representa para o pet. Muita gente acha que o pet dorme pouco ou então que ele está sempre com sono e não sai do sofá. Mas antes de julgar apenas pela própria opinião, é necessário saber se o cão está dormindo as horas adequadas para sua saúde.

+Seu cachorro dorme com você? Saiba se a prática é saudável

Cachorros fofinhos que adoram dormir com os bebês
Reprodução/ Redes Sociais
Cachorros fofinhos que adoram dormir com os bebês


Cada cachorro tem um organismo diferente e precisa de mais ou menos tempo de sono . Fatores como raça, personalidade, idade, condição física e até o ambiente em que o animal vive podem influenciar.

Quanto tempo meu pet deve dormir? 

Nessa parte, os cachorros são como humanos: passam por cada uma das fases do sono, desde o momento em que adormecem até a fase REM - quando ocorrem os sonhos mais vívidos, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é como a que se passa nas horas em que se está acordado. Eles necessitam de algumas horas mínimas de desanso, que varia conforme o tamanho e a idade do bichinho. 

Dependendo da raça,  um filhote pode dormir muito, entre 16 e 20 horas por dia. Esse tempo é dividido durante o dia e se o pet não dorme tanto assim pode ser por não gastar toda a energia acumulada, pela falta de passeios e brincadeiras.

+Você pode salvar um cachorro engasgado com algumas dicas

Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono
Reprodução YouTube
Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono

Cachorros adultos saudáveis que se alimentam e costumam se exercitar precisam dormir entre 15 e 16 horas por dia. Normalmente descansam 10 horas à noite e o restante durante o dia, divididas em pequenos cochilos.

Conforme o tempo passa e o cão cresce, este sente mais desgastes físicos, mentais e automaticamente precisa de mais descanso, dormindo mais horas ao dia.

+ Como cuidar de um cachorro cego?

A importância do sono para o cachorro

O sono é tão essencial na vida do animal que pode indicar algumas possíveis doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção por parte do tutor. Quando o animal está feliz e saudável, a tendência é dormir tranquilo a quantidade de horas de que precisa sem problema algum.

O tutor deve observar se há mudança de comportamento do cão. Se de um dia para outro ele deixou de ser dorminhoco e passou a ser agitado, ou o inverso, é  bom prestar atenção para ver se há algo de errado com o animal.

Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono
shutterstock
Quantas horas por dia seu cão deve dormir? Entenda a importância do sono

Dormir pouco ou menos do que precisa também pode indicar algum distúrbio ou incômodo por parte do pet, ele pode estar em um estado de estresse, ansiedade ou hiperatividade. Fazer massagens ou levar o cão para passear pode aliviar esses problemas.

No caso contrário, se o animalzinho estiver dormindo em excesso, pode sinalizar depressão, aborrecimento, febre ou doenças como a cinomose  ou parvovirose . Nestes casos, leve o cachorro ao veterinário para o correto diagnóstico do excesso de sono.

+Como acostumar o animal de estimação a dormir na cama comprada para ele

Lembre-se também da importância de uma caminha limpa e cômoda para que o seu pet possa dormir com conforto, segurança e proteção. Nos dias mais frios, reserve um lugar mais quentinho para a sua cama, onde haja menos circulação de ar; vista-o com uma roupinha e dê a ele um cobertor velho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!