As altas temperaturas do verão 2019 têm batido recordes. Curitiba já registrou 35.9°C, maior marca desde 1961. No Rio de Janeiro a média do mês de janeiro é de 37,4º, sendo que os termômetros já ultrapassaram os 40°C algumas vezes. O cenário não é diferente de outras cidades do Brasil. Assim, muitos donos correm para tosar cachorro no verão e garantir que o bichinho fique refrescado, mas alguns cuidados devem ser tomados. 

Leia também: Hipertermia - o super aquecimento do corpo dos cães no calor

Procurar refrescar o cão durante o verão é muito importante
shutterstock
Procurar refrescar o cão durante o verão é muito importante

A temperatura corporal dos pets é equilibrada pela respiração, mas a pelagem também ajuda. Além disso, de acordo com Rafael Oliveira, especialista em tosa e banho da ComportPet, tosar cachorro no verão é importante, porque a prática "ajuda também no combate às pulgas e feridas causadas pelas altas temperaturas e pela umidade elevada”. Porém, é necessário que os tutores tenham muito cuidado para não realizar o procedimento de maneira inadequada, colocando a saúde do animal em risco.

A tosa em cada raça

Apesar da tosa facilitar a manutenção da higiene e amenizar o calor que o cachorro sente, cada raça possui suas peculiaridades, sendo que algumas não devem ser tosadas. 

Cães da raça Golden Retriver, por exemplo, devem fazer a tosa "trimming", que retira o excesso de pelos do dorso, apara os pelos das patas e parte da traseira e das orelhas, além de fazer a tosa higiênica. “Esse tipo de tosa é recomendada para os Goldens em qualquer época do ano, mas no verão vale deixar sempre a tosa em dia, devido ao calor”, recomenda Rafael. 

Por outro lado, raças como Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês, Cocker Spaniel e Yorkshire se beneficiam muito com a tosa no verão. “Eles têm pelagem longa, e durante o verão podem se molhar e se sujar com mais frequência, causando mau cheiro e dermatites”, explica Oliveira.

Leia também: Altas temperaturas ajudam na proliferação de pulgas e carrapatos

Tosar cachorro no verão pode ajudar a amenizar o calor que ele sente
reprodução shutterstock
Tosar cachorro no verão pode ajudar a amenizar o calor que ele sente

Já exemplares de  Lulu da Pomerânia, Shiba, Akita e Chow Chow não devem ser tosados nesta época do ano, pois há riscos do crescimento normal dos pelos ser prejudicado. Mas não se preocupe, eles não vão sofrer muito com o calor porque parte da pelagem cai naturalmente durante a estação de temperaturas elevadas. 

Outras medidas além de tosar cachorro no verão

Outro grande problema recorrente é os donos tosarem e acharem que o cachorro está livre de sentir calor, isso não é verdade. Os pelos mais curtos não resolvem o calor intenso sozinhos. 

“Independente de estar tosado ou não, o cãozinho deve ter a pelagem sempre escovada, para eliminar pelos mortos. Também deve ser mantido em lugares com sombra para se protegerem da exposição ao sol, além de receberem água em abundância, sempre fresca. Nesse período, inclusive, pedras de gelo na água são muito bem-vindas”, explica o tosador.

Outro cuidado importante é disponibilizar um tapete gelado ou superfície mais fresquinha na qual o cão possa se deitar e se refrescar. Não sair para passear com o cão nas horas mais quentes do dia é fundamental. 

Leia também:  Tá calor? Faça em casa sorvete para cachorro neste verão

O que fazer com o cachorro que tem medo de tosa?

Você deseja tosar cachorro no verão , mas seu bichinho morre de medo de ir ao pet shop, o que fazer? Rafeal explica que acostumar o cão é a melhor solução. "Oferecer petiscos ou brinquedos antes e depois da tosa pode ajudar o cão a associar aquele momento a algo positivo. Outra dica é escolher um local e um profissional de confiança e levar o animal sempre lá. Dessa forma, ele não ficará estressado a cada vez que chegar em um lugar novo para ser tosado.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!