Sorvete para cachorro pode causar estranhamento a princípio. Porém, o sol é o mesmo para todos e se nós chupamos sorvete para nos refrescar, por que os pets não podem fazer o mesmo? Adicionar picolés a dieta canina é uma forma simples e deliciosa de amenizar o calor nos dias abafados.

Leia também: Conheça os petiscos para cachorro que são prejudiciais à saúde

Mas, antes de oferecer esse doce ao animal, é preciso lembrar que nem todo sorvete é permitido. Sabores como chocolate, baunilha, napolitano e flocos estão terminantemente proibidos. Além de conterem muito açúcar, fazem mal ao organismo do bichinho. O sorvete para cachorro deve conter ingredientes específicos e próprios para a espécie.

Os picolés caninos industrializados são feitos basicamente de frutas, água ou água de coco. Em grandes redes de pet shops é possível encontrá-los para vender. Você também pode produzir essa guloseima em casa, usando ingredientes frescos e variados. Carnes, frutas, legumes e até mesmo a ração podem ser utilizados no preparo.

Confira algumas receitas de sorvete canino e prepare alguns para seu pet nos dias mais quentes. Lembre-se de consultar o veterinário antes de oferecer o petisco , pois alguns ingredientes podem fazer mal dependendo da idade e condição da saúde. 

Picolé de frutas

Os picolés caninos industrializados são feitos basicamente de frutas, água ou água de coco. Em grandes redes de pet shops é possível encontrá-los para vender
Reprodução Pixarbay
Os picolés caninos industrializados são feitos basicamente de frutas, água ou água de coco. Em grandes redes de pet shops é possível encontrá-los para vender

Os picolés de frutas são os mais tradicionais. Fazê-los em casa não tem segredo, já que a receita gira em torno de frutas batidas e congeladas. Durante o preparo, escolha frutas permitidas para seu cachorro e que fiquem gostosas num sorvete, como banana, melancia, melão, manga. Não se esqueça de tirar todas as sementes e caroços.

A próxima etapa é bater os cubinhos num liquidificador até atingir uma consistência homogênea. Você pode também adicionar água, água de coco ou iogurte natural sem açúcar para deixar a mistura mais gostosa. Caso tenha um bichinho intolerante à lactose, corte o iogurte da receita. Jamais utilize leite de vaca, pois não é bem digerido pelos cachorros.

Leia também: Iogurte para cães: confira os benefícios de incluir esse laticínio na dieta

Assim que estiver bem batido, despeje o conteúdo em forminhas caseiras e leve ao freezer até congelar. Essa receita pode ser modificada de acordo com os gostos do animal. Verdura e legumes podem ser adicionados à mistura, por exemplo, para deixar mais nutritivo e menos adocicado ou é possível somente para congelar os pedaços de frutas sem bater no liquidificador. 

Picolés de carne

Lembre-se de administrar o sorvete para cachorro com consciência, ou seja, em pouca quantidade e só com frutas ou alimentos permitidos
reprodução shutterstock
Lembre-se de administrar o sorvete para cachorro com consciência, ou seja, em pouca quantidade e só com frutas ou alimentos permitidos

Como os cachorros são carnívoros, uma sugestão é fazer picolés usando carne como base. Além de menos doce, são guloseimas proteicas e os cães tendem a preferir. 

  • Usando frango

Ponha meio quilo de frango em uma panela de pressão com dois litros de água e adicione duas cenouras inteiras, uma pitada de sal e um fio de azeite. Deixe cozinhar por 20 minutos. Quando estiver pronto, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo. Sirva assim que congelar.

  • Usando carne

Caso seu bichinho não goste de frango, você pode alterar a receita e trocar por carne de músculo bovino. Coloque meio quilo do alimento na panela de pressão com dois litros de água e adicione uma batata doce, uma cenoura, uma pitada de sal e um fio de azeite. Deixe cozinhar por 20 minutos. Coe o caldo e coloque em forminhas de gelo.

  • Usando ração

Misture um pouco de ração úmida ou seca com um pouco de água até atingir consistência. Você pode bater no liquidificador ou mexer num recipiente com colher. Coloquem em forminhas de gelo e leve ao freezer. 

Leia também: Confira dicas de especialista para melhorar a alimentação do cão

Lembre-se de administrar o  sorvete para cachorro com consciência, ou seja, em pouca quantidade e só com frutas ou alimentos permitidos. Sua função é refrescar e entreter o animal, e não substituir a dieta diária. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!