As redes sociais estão lotadas de dicas e novidades, mas é preciso tomar muito cuidado antes de colocá-las no dia a dia. Recentemente o assunto em pauta foi o uso do vinagre de maçã como um importante aliado da saúde. Muitas pessoas citaram o produto como desinfetante e excelente fornecedor de nutrientes. Teve também quem disse que era uma ótimo opção para o combate de infecção e pragas nos cachorros. 

+ 5 curiosidades sobre coelhos que você nunca  nem imaginou

Mas, então, é realmente seguro utilizar vinagre no dia a dia do cachorro? Depende, tudo deve ser feito com bastante cautela e sempre com a indicação e acompanhamento de um veterinário. Quando usado corretamente e com moderação, pode ser uma alternativa mais em conta que ajudará em diversos momentos da vida do pet.

Para tirar qualquer dúvida que possa existir sobre o assunto, listamos algumas utilidades do vinagre encontradas na internet e ouvimos o parecer do médico veterinário Dr. Luciano Granemann e Silva

Pele e pelo

O vinagre pode ser um ótimo hidratante para os pelos
reprodução shutterstock
O vinagre pode ser um ótimo hidratante para os pelos


Na internet, o vinagre promete melhorar a saúde dos dois! A explicação é que em sua composição existem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e hidratantes. Assim, ele além de deixar o pelo sedoso e com o aspecto hidratado, ainda promete previnir doenças como infecções ou irritações de pele. 

"Esses produtos caseiros funcionam por causa do ácido acético, mas não recomendo sua utilização em animais", comenta o Dr. Luciano Granemann e Silva, proprietário da Clínica Cão.com, e ainda explica que muitos cachorros podem sofrer machucados e até ficar com a pele manchada em decorrência do produto.

Repelente

O vinagre pode adquirir o papel de repelente, evitando pulgas e carrapatos
reprodução shutterstock
O vinagre pode adquirir o papel de repelente, evitando pulgas e carrapatos

Há quem diz que o produto caseiro pode funcionar como uma espécie de repelente, já que possui em sua composição o ácido acético que relepe pulgas e carrapatos - grandes inimigos dos pets. Na internet é possível encontrar uma receitinha de vinagre misturado com água, indicada para este fim.

No entanto, o Dr. Luciano coloca: "Já tive casos de tutores que usaram para controle de parasitas e percebemos manchas no pelo e irritação na pele", portanto, é necessário consultar um veterinário e só utilizá-lo para esta finalidade após orientação.

+ Prepare seu cão para o importante momento da chegada de um bebê

Contra doenças

O vinagre promete ser um grande aliado contra doenças
reprodução shutterstock
O vinagre promete ser um grande aliado contra doenças


Na internet é possivel encontrar que uma colher de vinagre diluida no potinho de água do cachorro pode tanto prevenir, como acelerar o processo de recuperação de infecções urinárias e até de artrite, bem como contribuir para o sistema digestivo do animal. A explicação é que o vinagre desintoxica e também possui efeito anti-inflamatório. 

Sobere isso, o médico veterinário comenta: "Em termos de saúde animal, o ideal é ter em mente que, para os pets que têm alguma doença contagiosa, o uso dessas receitas caseiras pode ser inócuo para evitar sua transmissão, seja para outros pets da casa, seja para os próprios tutores", ou seja, o vinagre pode inibir e não tratar de fato as doenças.

+    Confira dicas de higiene que ajudarão na hora de limpar os utensílios dos pets

Exatamente por isso, é sempre importante perguntar ao veterinário sobre as dicas e recomendações que pesquisamos na internet. Alguns especialistas até indicam o vinagre, outros não concordam com o uso, o ideal é sempre levar em consideração o que o seu veterinário de confiança, que conhece seu bichinho de estimação, recomenda. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!