Ganhar um cachorrinho, para muitos, é um dos momentos mais importantes da vida! E é completamente compreensível, afinal de contas os filhotes de cachorro são fofos, carentes e mostram precisar de tempo, atenção e cuidado. No entanto, é nessa fase que eles desenvolvem manias e costumes que serão perpetuados por toda a vida.
+ Esquilo ataca policial após invadir casa em vídeo inusitado
É difícil ser duro com um serzinho tão lindo e indefeso, mas o pulso firme se faz necessário em muitos momentos. Para que os tutores não enfrentem problemas posteriores, quando o animalzinho estiver na fase adulta, preparamos uma lista com alguns hábitos e dicas importantes para o dia a dia dos filhotes de cachorro .
1. Acostume-o com o toque humano
Desde filhote é importante acostumá-lo com o toque humano em diferentes áreas de seu corpo. Afinal, ele sempre será submetido à rituais de higiene, como banho, tosa, corte de unhas, bem como à consultas veterinárias, e será um grande problema caso ele se torne agressivo a cada banho ou tosa.
Para que seu cãozinho não seja introvertido e avesso às pessoas, estimule-o! Toque em todas as partes de seu corpo, abra sua boca e olhe os dentinhos, levante suas orelhas, vire-o e mexa na barriga, em sua pelagem, bumbum, focinho e patinhas. Assim, se um terceiro precisar manusear determinada área, o cão já estará familiarizado.
2. Seja firme nos ensinamentos
Seu cãozinho precisa ser ensinado, desde cedo, sobre o que é certo e errado. Mesmo que aqueles olhinhos grandes e brilhantes façam o seu coração derreter, é necessário ser firme. Treiná-lo quando filhote é um investimento para o futuro, tendo em vista que fazer xixi pela casa, por exemplo, é um dos grandes motivadores para o abandono dos cachorros.
+ Conheça o perfil no Instagram que está fazendo sucesso na web
Para que isso não aconteça, uma dica é implementar o sistema da recompensa. A princípio, leve-o ao local certo sempre que for a hora de fazer suas necessidades. Além de conversar, seja firme sempre que ele fugir do estabelecido, e dê alguma recompensa todas as vezes que acertar o lugar. Aos poucos, ele saberá diferenciar os erros e acertos.
3. Aprenda sua rotina de higiene
Tanto os tutores, como os animaizinhos, precisam entender que higiene é uma rotina, portanto, deve ser feita pontualmente. Existe uma falsa impressão de que o cachorro só precisa tomar banho se sua sujeira está aparente, quando na realidade, ele deve ser um hábito -uma vez que evita fungos, parasitas e bactérias.
Às vezes, não será possível levá-lo ao pet shop e, quando isso acontecer, o tutor precisará saber como deixar o cãozinho limpo e longe de doenças. O cachorro, por sua vez, passa a se acostumar com esses acontecimentos e fica cada vez menos agitado frente a eles.
+ Golden retriever ganha o melhor presente de natal; veja o vídeo
Os filhotes de cachorro são seres amáveis. Praticar esses exercícios e implementar esses hábitos em sua rotina são demonstrações de amor e carinho. Sem contar que, a longo prazo, essas dicas fazem com que o cotidiano entre tutor e pet seja muito mais harmonioso.