A caixa de transporte é um item indispensável para quem tem cachorro em casa. Para levá-lo a qualquer viagem é preciso deste item. No entanto, os animais costumam não gostar de ficar presos na caixa e é sempre um desafio colocá-lo lá dentro.
+ Carrinho para pet: tudo que você precisa saber antes de comprar um
É normal eles reagirem de forma negativa, pois não estão acostumados com aquele ambiente confinado. No entanto, como não dá para evitar o uso da caixa de transporte
, a melhor opção é ensinar o animal a se acostumar com ela.
Primeiro, ele precisa entender que a caixa é um ambiente positivo. Deixe-a pela casa, para que sua presença seja algo comum e diário na vida do animal. Permita que ele cheire a caixa, a observe e a aceite como um objeto qualquer. Não o force a entrar nela, pois pode traumatizá-lo. O objetivo é ele entrar por conta própria.
Para tornar a caixa mais amigável, coloque uma almofada ou cobertor dentro dela, de forma que fique bem confortável. Deixe brinquedos por perto, para induzir o pet a se aproximar. E, cada vez que ele chegar perto, o premie com um petisco. Esta ação fará o cão entender que a caixa é algo bom.
+ Vai à praia com seu animal de estimação? Cuidado com o verme do coração!
Quando ele começar a entrar nela, fale palavras bonitas para reforçar a ação dele. "Parabéns" e "muito bem" são alguns exemplos para que ele compreenda que é bom ficar dentro da caixa. Mais à frente, quando o animal passar mais tempo no utensílio de transporte, você pode colocar petiscos e brinquedos para ele se distrair e gostar mais do ambiente. Durante todo o processo, nunca esqueça de reforçar com a voz e dar carinho.
Quando ele se mostrar confortável dentro da caixa, comece a trabalhar com a porta. Abra a feche enquanto oferece prêmios. Repita este processo durante alguns dias até fechá-la completamente. A partir do momento que ele não se importa mais com a porta, experimente deixá-la fechada por um tempinho. Se quiser, coloque petiscos e brinquedos para o animal se distrair. Se tudo estiver encaminhando bem, só ir aumentando progessivamente o tempo do cão dentro da caixa.
Caso o pet tente sair e demonstre estar desconfortável, significa que foi rápido demais ou pulou etapas. Volte atrás ou então comece novamente e desta vez com calma. Lembre-se, o processo de adestramento é longo e devagar, podendo durar entre uma a três semanas.
Dicas sobre a caixa de transporte
- Saiba quantas horas seu cão pode ficar dentro da caixa para não ultrapassar o tempo limite.
- Após algumas horas, permita que o animal saia para beber água, urinar e esticar as patas.
- Compre uma caixa dura e resistente; as mais utilizadas e econômicas são as de plástico rígido.
+ 7 erros cometidos pelos donos durante os cuidados com o cão
Se você adestrar bem seu cão, ele não terá medo de andar dentro da caixa de transporte. Sua viagens serão bem mais tranquilas e seu pet ficará bem menos estressado.