Quem tem felinos em casa sabe que a caixa de areia é indispensável. Eles são muito higiênicos e precisam desse objeto para fazer suas necessidades. E para que a caixa cumpra seu papel, é preciso comprar areia higiênica, popularmente conhecida por areia para gatos.
+ Saiba como ensinar seu gato a usar a caixa de areia
Essa areia é também indispensável. É ela que irá absorver a urina, esconder as fezes e, em alguns casos, abafar o odor dos dejetos. Além disso, a areia para gatos ajuda a manter a caixa mais limpa e facilita na hora da limpeza. A escolha desse produto deve ser feito com cuidado e sabedoria, pois o felino deve se adaptar a ele.
No entanto, nem sempre a areia industrializada agrada os gatos como deveria. No momento da compra, é preciso observar se ela não provoca algum tipo de alergia ou desconforto. Caso a resposta seja positiva, é preciso trocar de produto até o animal se adequar. No entanto, existem opções caseiras e ecológicas, e às vezes podem ser melhores do que as industrializadas.
Algumas areias higiênicas tem muita poeira e fragrância, o que pode causar problemas respiratórios sérios nos felinos. Boa parte dos produtos oferecidos no mercado deixam a desejar no aspecto, pois têm grãos muito grandes, levando ao desconforto das patas sensíveis dos gatos.
Além disso, outro ponto de desvantagem das areias industrializadas é o fato de conterem elementos químicos. Eles prejudicam o meio ambiente e podem fazer mal ao pet. Essa areia não costuma ser biodegradável e aumenta a quantidade de lixo no planeta.
Pensando na saúde do gato e no âmbito ecológico, existem alternativas caseiras que podem ser feitas por qualquer pessoa. A areia natural é econômica, não prejudica o ambiente, é biodegradável e é fácil de ser trocada. Ela pode ser fabricada em grandes ou pequenas quantidades, apenas irá depender do tempo do dono e quantidade de gatos na casa.
Dentre as opções de areia caseira, existem aquelas feitas do início usando materiais reciclados ou então misturando produtos comprados em lojas ou mercados. Embora esses materiais não sejam específicos para gatos, eles contém menos produtos químicos, o que pode ser uma ótima alternativas para felinos mais sensíveis. Conheça um pouco mais sobre os tipos de areia caseira e saiba como fazer.
+ Bola de pelos em gatos: o que são, como eliminar e como evitar
Areia normal
Essa é aquela famosa areia de praia sabe? Ela pode ser encontrada em lojas de ferragens ou ser coletada por você mesmo na praia. Para quem mora em cidades litorâneas, é um ótimo incentivo para visitar a praia e ainda ajudar na higiene do pet. Quando mais fina a areia melhor. Lembre-se de peneirá-la antes de colocar na caixa do animalzinho. Areia assim pode vir com impurezas que incomodam o gato.
Areia com bicarbonato de sódio
A areia aqui citada é igual a anterior, recolhida na praia ou comprada em lojas de ferragens. A diferença está na adição do bicarbonato de sódio. Esse produto elimina os odores dos dejetos quando misturado na areia. Ele pode ser comprado em supermercados ou farmácias. Convém colocar um pouco na base da caixa e depois misturar com a areia.
Areia com cal
O cal tem a mesma função do bicarbonato de sódio, é apenas outra alternativa. Ele é encontrado em lojas de construção e pode ser misturado a areia normal. Entretanto, é melhor adicionar o cal após o gato fazer suas necessidades para eliminar o odor. Não é conveniente que o animal pise na areia com cal.
+ Dicas para a caixa de areia do gato
Serragem
A serragem também é uma alternativa de produto que pode ser usado como areia caseira. Ela é encontrada em qualquer carpintaria e quando mais espessa melhor.
Areia aglomerante
A areia aglomerante é fabricada usando areia normal e pão ralado. Utilize a proporção, aproximadamente, de 2 Kg de pão ralado para cada 5 Kg de areia. Essa opção é mais agradável ao tato, e consequentemente bom para o animal.
Areia com materiais reciclados
Essa é uma das opções mais econômicas e ecológicas que tem. Ela pode ser feita com materiais disponíveis em casa, sem gastar nada. Talvez a desvantagem seja produzir a areia do zero, pois alguns donos não possuem tanto tempo disponível. Mas, caso tenha se interessado pelo método, segue abaixo o modo de fazer.
Materiais:
- Jornal
- Triturador de papel (opcional)
- Balde ou bacia
- Coador ou peneira
- Detergente neutro
- Luvas (opcional)
- Bicardonato de sódio
Modo de preparo:
Comece triturando o papel no triturador. Caso não tenha, rasgue você mesmo ele em tiras. Outra opção é colocar em processador de alimentos. Após fazer isso, coloque o jornal triturado em um recipiente, como balde ou bacia. Jogue água morna até cobrir todo o jornal e adicione um pouco do detergente neutro. Mexa bem e deixe descansar por uma ou duas horas.
O papel precisa chegar a uma consistência semelhante a da aveia. Adquirindo isso, escorra o jornal usando a peneira. Encha novamente o recipiente com água morna, para tirar o sabão e o máximo da tinta. Escorra de novo, apertando a massa de jornal para tirar o máximo de água que conseguir.
+ Gato que não usa a caixinha de areia, como resolver?
Aplique bicarbonato de sódio sobre essa massa e misture bem. Coloque os pedacinhos em cima de um pano e deixe secar por dois dias. Quando estiver totalmente seco a areia está pronta. Só colocar dentro da caixa e esperar o gato usar.
Lembre-se, a areia para gatos caseira é opcional. Não force o animal a usá-la por ser um método mais econômico. A escolha de uma das opções apresentada acima irá depender da adaptação do felino. Teste todas até descobrir qual ele prefere, e caso não goste de nenhuma, continue utilizando a areia industrializada.