Embora seja uma exceção, alguns gatos não fazem, de jeito nenhum, as necessidades no lugar que deveria

Olá, amigos do Canal do Pet , tudo bem? Hoje vim falar um pouco sobre o problema dos gatos que não gostam de usar a caixinha de areia para as necessidades. 

Alguns gatos não fazem xixi na caixinha de areia e dão muita dor de cabeça
shutterstock
Alguns gatos não fazem xixi na caixinha de areia e dão muita dor de cabeça

Geralmente, gatos são animais bastante limpos e metódicos . Usar a caixinha de areia e enterrar os excrementos é um comportamento natural dos felinos. Mas existem alguns que vão pela contra-mão e nem sequer utilizam o local higiênico. Se o seu bichano começar a apresentar esse comportamento, é importante tomar algumas providências. 

O primeiro passo é consultar um médico veterinário para descartar qualquer problema de saúde como, por exemplo, doenças renais, do trato urinário ou diabetes. Mas, de qualquer maneira, há algumas dicas que, quando aplicadas, podem resolver a questão até rapidamente, dependendo do caso.

Um motivo para fezes e urina fora da caixa de areia pode estar relacionado à areia (gatos podem ter preferência por uma ou outra). Por isso, vale testar vários tipos e espalhar algumas caixinhas pela casa. Aí é só observar por alguns dias qual o gato usou. A limpeza da caixa é outro item muito importante: se ela estiver suja, eles vão procurar outro local para fazer as necessidades, já que os gatos são animais muito limpos.

Caixas em menor número do que a quantidade de gatos na casa pode fazer com que elas fiquem  sujas com mais frequência. Além disso, pode haver um ou mais gatos “guardando” a caixa e um membro mais submisso do grupo fica inibido de usá-la. Por isso, é sempre indicado que a quantidade de caixas na casa seja igual ao número de gatos mais um, espalhadas em vários ambientes, para que todos tenham opções de banheiro.

A limpeza ou o tipo de areia utilizado na caixinha de areia do gato podem interferir no uso
shutterstock
A limpeza ou o tipo de areia utilizado na caixinha de areia do gato podem interferir no uso


Marcação 

Outro motivo comum para a urina fora da caixa é a marcação. Isso ocorre quando gatos adotam esse comportamento e não urinam abaixados - como fariam normalmente - e procuram por superfícies verticais, para as quais ficam de costas e eliminam um jato de urina no local.

O volume costuma ser pequeno, mas o aspecto é oleoso e o cheiro intenso, deixando uma mancha amarelada. Os locais de marcação costumam ser bastante visíveis. Também pode ocorrer em objetos novos ou diferentes na casa (móveis, sacolas, bolsas).

A limpeza desses locais deve ser feita de modo a retirar por completo o odor, tornando-o identificável para o bichano. Assim, o indicado é limpar com solução enzimática (a venda em pet shops), água e sabonete neutro. Após isso, é indicado cobrir com um plástico, o que fará com que a urina espirre no próprio gato, tornando o comportamento desagradável. Também se pode usar substâncias repelentes vendidas em pet shops. 

O problema de marcação felina, em grande parte dos casos, pode ser resolvido com a castração , já que a circulação dos hormônios sexuais será interrompida e, assim, o gato não mais utilizará o comportamento para atrair parceiros.

Caso o problema das necessidades fora da caixinha de areia persista, é importante buscar auxílio de um profissional especializado em comportamento animal, para obter as instruções necessárias.

Um abraço a todos,

Alexandre Rossi. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.