Logo quando se adota um cãozinho uma das maiores alegrias do tutor é poder levá-lo para passear e divertir-se ao ar livre, depois de devidamente vacinado, é claro. Por outro lado, há o desafio de educar o pet e garantir que ele não se torne destrutivo ou mimado. E mais difícil do que ensinar as regras dentro de casa é saber lidar com os problemas de comportamento ao passear com cachorro na rua.
A coleira é o principal inimigo do tutor em vários momentos da caminhada. É comum o cão puxá-la sem parar e querer explorar o ambiente em que está. Mas, apesar de ser uma reação natural do pet, deve ser evitada por meio de comandos básicos e, em especial, pelo adestramento. Nem sempre é fácil ganhar o respeito dele, porém com algumas dicas passear com cachorro será muito mais divertido.
Mude seu comportamento, antes de mudar o pet
Antes de dar qualquer ordem para o cão e demonstrar irritação, o tutor precisa repensar os próprios atos durante o passeio. Passe sempre confiança e firmeza para o cachorro. Se ele perceber qualquer insegurança no dono vai se sentir mais livre para fazer o que quiser. Afinal, se ele não tem líder, entende automaticamente que tem de tomar o controle da situação.
Recompensas
Pense em como incentivá-lo a andar sempre perto e não insista com relação a puxar a coleira . A ideia é ele prestar atenção no tutor o tempo todo em vez de focar apenas no caminho e nos próprios interesses.
Mas, lembre-se, no mundo dos cães nada é de graça: uma recompensa ajuda bastante na hora dele seguir as regras - só não exagere nos presentinhos. Pode oferecer um biscoitinho sempre que o pet responder ao seu chamado. Isso deve ser feito apenas no início do processo de aprendizagem, para não virar um costume. Tente intercalar os episódios em que dá a guloseima, de modo que o cão nunca saiba quando vai receber ou não.
"Siga-me"
Faça uma brincadeira simples para treinar a mente do pet: enquanto continua segurando a coleira se afaste um pouco dele e chame-o para perto de si. É convidativo e um movimento natural o cachorro ir até o dono se ele se virar e distanciar-se. Mude de direção de oito a 12 vezes e tente a cada vez dar ainda mais passos para longe.
No início a resposta talvez não seja tão efetiva, por isso as recompensas são tão importantes para estimulá-lo. Sempre que ele acertar ressalte isso com um "Muito bem" ou "Isso!", além de passar a mão na cabeça como forma de elogio.
Quando ele já estiver bem treinado, continue elogiando sempre que ele estiver andando ao seu lado.
E se o pet é desobediente?
Algumas raças são mais difíceis de treinar
e exigem mais paciência e tempo. Nesses casos, a coleira frontal, que atravessa o peitoral do pet ajuda a ter mais controle sobre ele. Se mesmo com essas dicas ele continuar desobediente
, procure um instrutor especialista em adestramento
.
E não esqueça: o cão deve aprender truques e regra ainda quando filhote, de preferência dentro dos dois primeiros anos de idade. Dessa forma, passear com cachorro será mais tranquilo e divertido. Mesmo que no começo seja mais trabalhoso, a insistência ajuda a fixar as regras na mente do animal e aos poucos ele pode se tornar um companheiro ainda melhor.