Uma das épocas mais complicadas para quem tem cachorro são as de comemorações. Seja no Natal, Ano Novo ou uma festa em um dia comum em casa, os pets tendem a ficar muito estressados e sofrem com o barulho excessivo. Além disso, o fato de haver várias pessoas em um mesmo lugar deixa o cachorro agitado e ansioso. Principalmente quando há queima de fogos, música alta e muita gente falando ao mesmo tempo. 

+Como fazer uma festa de aniversário para cachorro

Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo
shutterstock
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

Isso é até um empecilho para inúmeros tutores, que optam por não fazer a festa devido ao estresse do cão ou procuram outros lugares para deixá-lo durante a comemoração. Mas e quando  a pessoa não tem com quem deixá-lo ou a creche é muito cara? Existe uma solução para toda essa complicação e algumas simples dicas podem ajudar a acalmar o cachorro agitado.

Primeiro, é importante ter em mente que a audição dos cães é muito mais aguçada que a nosaa. Portanto, a música no volume máximo somada às várias vozes estridentes vão indomodá-lo e levar ao estresse. Essa quantidade de barulho vai fazê-lo querer se livrar disso, fugir de casa ou colocar-se em algum cantinho da casa onde não haja tanta bagunça. Outros ainda reagem com latidos e procuram o tutor a toda hora para pedir socorro. 

A sensação do cão é de medo e insegurança. Mas tudo depende da personalidade do cachorro, uns se incomodam mais, outros nem se importam tanto. 

+17 provas que cachorrinhos também comemoram o Dia do Amigo

Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo
Reprodução Pinterest
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

O ideal é apresentar todos os presentes na festa ao pet, para ele se sentir mais à vontade e perceber que não sofre nenhuma ameaça. Além disso, é indicado mantê-lo ocupado, brincando e divertindo-se.

Algumas atitudes simples podem ajudar:

  • Jogue a bolinha para ele ou dê aquele brinquedinho que ele adora mastigar.
  • Se possível, deixe-o em um cômodo isolado do barulho do resto da casa, mesmo que a casa não seja muito grande
  • Canse-o durante o dia (ou no dia anterior à festa, se ela for de manhã), leve-o para passear, correr e queimar energia, a fim de que durante o período do evento ele fique mais tranquilo e cansado suficiente para ficar mais tranquilo

  • Enrole o pet em uma cobertinha ou coloque uma roupinha nele, para dar mais sensação de segurança

+Cachorros e fogos de artifícios: como acostumá-los ao barulho

Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo
Reprodução
Cachorro agitado em festas: confira dicas para manter o pet tranquilo

Além, disso, hoje em dia alguns veterinários indicam feromônios, que nada mais são do que produtos com a finalidade de apaziguar o animal. Seriam preparados a partir de substâncias liberadas pelas fêmeas lactantes e prometem deixar o cachorro mais calmo. Porém, o melhor é procurar o médico para recomendar o tipo mais adequado ao seu bichinho e avaliar se essa é a melhor alternativa mesmo.

E o mais importante de tudo: passe sempre sensação de segurança ao cachorro agitado e tente dar carinho atenção a ele durante a festa. O adestramento também ajuda a diminuir o estresse nessas horas, além de reduzir os latidos e uivos do cão.

+Cachorro medroso: os possíveis motivos e o que precisa ser feito


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!