Pode não ser muito comum, mas existem coleira para gatos no mercado. Apesar de ser mais visto na rua cães usando coleira e passeando por aí, os felinos também podem fazer isso, basta acostumar seu animalzinho. E, se a sua intenção é levar o bichano para sair, a coleira pode ser necessária.

Mais:  É possível passear com o gato na coleira?

É possível encontrar a coleira para gatos em grandes lojas de pet shop. Existem vários modelos, entre eles é o que tem o guizo, o sininho na parte frontal. Escolher esse tipo de coleira trás boas e más consequências. Primeiramente, o guizo é bom pois ele denuncia onde o gato está, facilitando o dono achar o bichano e ajuda a evitar possíveis ataques surpresas. Uma outra vantagem é se o gato gostar de atacar passáros, porque o barulho do sino permite que o pássaro fuja antes.

Mas, se você perceber que o animal não necessita do guizo, baseado nas vantagens dessa coleira, evite esse modelo. A audição dos felinos é muito sensível e o barulho constante do sininho pode ser bem ruim para eles. 

Conheça melhor esse acessório de felinos, a coleira para gatos
Reprodução Pinterest
Conheça melhor esse acessório de felinos, a coleira para gatos


Como comprar uma coleira?

Na hora da compra, não esqueça de tirar as medidas do seu pet para comprar o modelo adequado. As coleiras tem tiras ajustáveis, mas deve se adaptar ao tamanho do corpo do bichano. Jamais compre um modelo canino para um felino. Cada animal tem o seu próprio acessório. 

O melhor tipo para os gatos passearem é a de peitoral. Ela deve estar apertada o suficiente para o animal nao escapar, mas não demais. Deixe uma folga de dois dedos entre o corpo e a coleira para não machucar o bichano ou causar desconforto. Uma opção é o modelo brakaway cat collars. Ela se abre caso o gato force para se soltar, o que acontece caso ele fique preso. 

Mais:  Mudança de casa pode representar um grande perigo para a vida do gato

Ensinando o gato a passear de coleira

É preciso acostumar o gatos aos poucos a usar a coleira. O animal precisa se sentir confortável com o acessório. Faça ele usar o objeto dentro de casa ainda, deixando por um período de tempo nele. Depois que perceber que o bichano esta confortável, prenda a guia e encoraje a anda um pouco dessa forma.

Passear com o gato na coleira pode ser uma forma de estar mais perto do animal
shutterstock
Passear com o gato na coleira pode ser uma forma de estar mais perto do animal

Assim que o animal se acostumar com a usar a coleira e a guia, comece a estimulá-lo a sair de casa. Não force, faça tudo aos poucos. Depois que ele estiver pronto, encoraje-o com elogios e comidinhas. Faça dos passeios uma rotina para o gato, para que ele se acostume com isso. 

Veja também:  Gatos apaixonados se encontram todos os dias por dois anos!

Jamais force-o a usar coleira para gatos, pode ser traumatico para o bichano. Lembre-se que passear com um felino não é a mesma coisa que com um canino, o uso do acessório é apenas para manter o pet controlado e seguro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!