Os donos costumam considerar seus cachorros como filhos e fazem de tudo para dar o que há de melhor para o bichinho. Dentre os ossos, biscoitinhos, brinquedos, caminhas, estão as roupas para cachorro muito usadas por essas pessoas para aquecer o animal ou deixá-lo mais arrumadinho e fofo.
Mas afinal, será que as roupas para cachorro são alternativas viáveis e, especialmente, confortáveis para os cães? Será que fantasia-los de coelhinho na Páscoa ou de Papai Noel no Natal é realmente legal? Para evitar um desconforto do bichinho é preciso ter conhecimento de algumas informações.
Vantagens e desvantagens das roupinhas para cachorro
O mercado das variadas raças de cachorro fez com que alguns animais adaptados para o frio passassem a viver no calor e alguns adaptados ao calor passassem a viver no frio. Nesse segundo caso as roupinhas para cachorro são acessório indispensáveis, mas é preciso ter certeza das necessidades do animal antes de usá-las.
O cão de crista chinês e o whippet, por exemplo, são raças que possuem pouco pelo e realmente precisam usar roupinhas para cachorro quando as temperaturas caem. Já o Golden Retriver e o Husky Siberiano, contam não só com pelos longos, mas com uma camada de subpelos e estão sempre bem quentinhos. Colocar roupas nesses animais pode ser sinônimo de muito incômodo para eles.
As roupinhas para cachorro vão muito além da estética. Se mesmo os animais de pelo curto se sentirem incomodados e tentarem tirar a roupa a qualquer custo, não tente obrigá-lo. Essa reação significa que ele não precisa daquilo e se sentir frio vai buscar outras formas de se aquecer. Os donos de cachorro não podem cair em toda moda que lhes são vendidas.
Dicas de como escolher a roupinha para cachorro ideal
- Prefira lojas ou empresas que fabriquem sob encomenda, de modo que as peças se encaixem perfeitamente à medida e ao porte do seu pet. As roupas para cachorro devem ser as mais confortáveis possíveis, e jamais devem ficar muito presas.
- Modelos com manguinhas compridas podem ser muito fofos, porém, costumam dificultar muito a movimentação do cachorro. Por isso, tire-as do plano.
- Nada de itens que tenham decoração demais, como pequenas borboletas, botões, pedrarias e outros. Além de incomodar, seu cachorro vai querer arrancar tudo e pode acabar engolindo e engasgando.
- Prefira tecidos antialérgicos. Mesmo sendo um pouco mais caros, evitam que o cão desenvolva alguma problema de pele e que você tenha que gastar com remédios e consultas veterinárias depois.
Modelos de roupas para cachorro
- Agasalhos: compostos por calças e blusas de moletons, são os preferidos dos donos de cães com pouco pelo. Na hora de escolhê-los, lembre-se de verificar se há espaço para a movimentação das patinhas.
- Vestidinhos: os vestidos são verdadeiros sucessos para as cadelas. A finalidade do item é basicamente estética, por ser bem curtinho não esquenta muito. Se o animal não demonstrar incomodo, não há problema em utilizá-los.
- Regatas: as regatas podem ser encontradas para cachorros de todos os portes. Esse modelo é o mais confortável e o mais indicado, já que não limita em nada a mobilidade do animal. O material da regata é que vai determinar se ela vai esquentar muito ou não.
As tendências
Se você acha que as tendências da moda acompanham unicamente as roupas para humanos, está enganado: também existem tendências de roupas e acessórios caninos. Atualmente, marcas de grifes famosas também se dedicam à produção de linhas específicas de roupas para cachorro.
Os itens que mais dão certo e que, consequentemente, são tendências para os animais de estimação são: moletons com capuz, regatas de time, capas de chuva, vestidinhos e saias, calças e fantasias. Além disso, outra tendência atual diz respeito aos acessórios, assim como cachecóis, coleiras, colares, chapéus, gorros, bonés e até mesmo óculos escuros.
E agora que você já conhece as principais informações (e até mesmo tendências) de roupas para cachorro, não se esqueça de que o primeiro passo antes de sair por aí com o seu animal vestido é saber se ele realmente se sente confortável.