Uma ceia para os pets

O Natal é o momento do ano em que as famílias se reúnem, a ceia está na mesa e há comida de variados tipos, mas alguém da casa costuma ficar de fora da diversão: o animal de estimação.

Melhor que muita gente

Cães e gatos já são considerados parte importante da família, mas eles não podem comer qualquer coisa, especialmente muito do que é comum nas ceitas de Natal. Para que os pets não passem vontade, acabam ficando de fora da confraternização.

reprodução shutterstock

Especialmente para eles

Mas é possível preparar uma ceia especial para eles, ao mesmo tempo em que se faz a dos humanos. É saudável e não dá tanto trabalho. Para que o pet não fique só na cara de pidão ou coma algo que possa fazer mal, é preciso ter atenção a alguns pontos.

Shuttersock

Ingredientes proibidos para animais

A maioria dos alimentos natalinos faz mal para os pets, na lista dos proibidos estão as uvas passas, farofa, perus temperados, ossos cozidos, chocolate, massas fermentadas e alimentos gordurosos. Tudo isso deve ficar fora do cardápio dos bichinhos.

Garrett Bear/Unsplash

A ceia do animal de estimação

Fazer algo diferente da ração para que o animal coma junto com o resto da família não é tão difícil. Na hora de preparara a ceia principal, basta separar alguns itens e prepara-los paralelamente, garantindo que não sejam temperadas com cebola ou sal, por exemplo

reprodução shutterstock

Nada de tempero

Alguns dos ingredientes interessantes para se incluir na ceia de Natal dos pets são: pedaços de frango cozidos sem tempero, legumes feitos no vapor e sem sal, e algumas frutas como maçã (sem sementes) e banana.

Corrie Miracle/Pixabay

Para incrementar

Se quiser deixar o prato dele um pouco mais atrativo, vale cozinhar um pouco de arroz sem nenhum tempero e misturar, mas a quantidade deve ser bem pouca.

Laura Beth Snipes/Unsplash

Uma ceia diferente

Se as comidas mencionadas não fazem parte das que serão servidas, você pode substituí-las, mas sempre se certificando de que elas não fazem mal para o pet.

Outras opções

Se encomendou a ceia de algum restaurante ou combinou que cada um levará um prato, e está muito ocupado com os preparativos e não terá tempo de preparar a ceia dos pets, mas ainda assim não quer que o pet fique só na ração.

Comidas natalinas prontas

Algumas empresas produzem panetone, papinhas de sabor de peito de peru para animais de estimação. Os produtos levam apenas ingredientes que gatos e cachorros podem comer.

Kevin Turcios/Unsplash

Onde colocar a ceia do animal

Depende do temperamento do pet. Se ele prefere estar perto e não se importa em comer com pessoas em volta, o comedouro pode ficar no mesmo ambiente. Mas se o pet se irrita com pessoas próximas ao alimento, é melhor escolher um local mais reservado.

Casey Calhoun/Unsplash