10 alimentos proibidos para gatos

Assim como os cães – talvez de forma mais discreta – os gatos também podem fazer o ‘olhar pidão’ em busca de alimentos que fujam da ração que estão acostumados. Por isso, muitos tutores acabam oferecendo outros alimentos para os bichanos.

Mas atenção

Existem alguns alimentos proibidos que se ingeridos podem fazer muito mal para a saúde dos felinos.

Reprodução Pinterest

Donos de gatos precisam ficar alertas

Os gatos têm a mania de subir em todos os lugares, então uma mesa de jantar cheia de alimentos proibidos pode apresentar uma grande ameaça ao animal, caso eles venham a comer algo escondido.

Ração para cachorro

Rações para cães e para gatos possuem composições bem diferentes, elas são feitas pensando nas necessidades nutricionais de cada animal, com organismos diferentes. Por isso, alimentar o gato com a ração do cachorro não é adequado e causará vários problemas para a saúde do bichano.

Reprodução

Chocolates e doces

Os chocolates são ricos em ‘teobromina’, que não traz nenhum efeito colateral para os humanos, mas é capaz de gerar graves intoxicações nos felinos, até mesmo a morte. Já outros tipos de doces não são indicados por causarem diabetes ou obesidade, além de serem bastante prejudiciais aos dentes.

Uvas e passas

Esses são dois dos alimentos mais proibidos para os gatos. Caso sejam consumidos podem levar imediatamente à falência do sistema renal do bichinho.

Frutas cítricas

Uma alimentação complementada por frutas pode fazer muito bem aos animais, mas as do tipo ácidas devem ser consideradas alimentos proibidos. Laranja, limão, mexerica e outras podem causar convulsões, taquicardia, taquipneia e outras graves doenças nos gatos.

Cafeína

Chás e cafés são ricos em alcaloides nefrotóxicos. Tais substâncias, quando presentes no organismo dos gatos, podem levar a alterações cerebrais ou cardíacas.

Alho e cebola

Ambos os temperos são de alta toxidade para os bichanos. Alho e cebola possuem dissulfetos e sulfóxidos na composição, eles são capazes de destruir as células de defesa do sistema imunológico dos gatos, deixando-os suscetíveis a uma série de doenças.

Abacate

Talvez esse seja uma supresa para a maioria: abacate é proibido para gatos. Ele pode levar a uma série de complicações, tais como dificuldades para respirar, letargia, vômitos, diarreia e outros, já que afetam diretamente o sistema digestivo dos felinos.

Batata

A batata (principalmente a do tipo inglesa) conta com solanina em sua composição, substância capaz de causar distúrbios no sistema nervoso central e no intestino dos felinos.

Qualquer massa crua

Seja ela de pão, bolo, macarrão, não importa. É comum que os bichanos peçam as massas para os donos durante o preparo de algum alimento. E, se não hesitar, é possível que o gato desenvolva uma série de problemas no trato digestivo, como uma distensão estomacal, por exemplo.

Ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura também fazem parte dos alimentos proibidos para os felinos. Eles podem causar uma série de problemas à saúde dos gatos e gatas, tais como: inflamação do estômago ou pâncreas, pancreatite e outros no sistema gastrointestinal.