Petiscos que fazem mal

Ao ensinar truques aos cães, geralmente, a primeira dica é ter um petisco para dar como recompensa. Existe uma variedade enorme de petiscos no mercado, mas nem todos eles fazem bem à saúde dos pets.

Como saber se é bom

A princípio, todas as guloseimas feitas para cães são apropriadas para o consumo. O problema está na composição de cada produto. Os tutores devem ficar atentos aos rótulos dos petiscos antes de comprar, pois determinados ingredientes não são indicados para a condição do pet.

No caso dos pets obesos

A melhor opção são petiscos lights, já que têm menos gorduras e calorias. Esses produtos foram desenvolvidos especialmente para animal com sobrepeso ou obesos, diferente das guloseimas tradicionais que têm alto valor calórico.

Filhotes e idosos

Os filhotes são o público ideal para petiscos ricos em cálcio e proteínas, pois ajudam no crescimento e desenvolvimento. Já para os idosos, os alimentos recomendados são aqueles de textura macia, que são mais fáceis de mastigar e digerir.

Além dos benefícios nutricionais

Muitos petiscos têm propriedades higiênicas para os dentes e gengivas. Alguns dos componentes ajudam na prevenção do mau hálito e formação de tártaro, principalmente em cachorros adultos. Apesar de todas as vantagens, devem ser oferecidas com moderação.

Para os adeptos da alimentação natural

Existe a opção de preparar petiscos caseiros usando frutas e legumes. Procure sempre usar alimentos frescos para manter a guloseima saborosa.

Petiscos que são prejudiciais à saúde

Nem todos os petiscos fazem bem para a saúde dos pets. Qualquer alimento temperado, salgado, adoçado ou frito são prejudiciais ao organismo do cão. Doces com corantes, conservantes, aditivos químicos, etc., fazem muito mal. Opte por petiscos naturais e orgânicas.

Cuidado com as alergias

A maioria dos pets adultos é alérgico à lactose, por isso não é recomendado oferecer produtos de leite e seus derivados.

Alimentos humanos

Apesar dos cães poderem consumir alimentos como carnes, frutas e vegetais, o nosso modo de preparo nem sempre é apropriado por causa dos temperos utilizados. Dessa forma, é melhor evitar oferecer itens assim.

Alimentos tóxicos para cães

Obviamente, não devemos dar petiscos feitos com alimentos proibidos para cachorros, como chocolate, abacate, frutas cítricas, biscoitos, produtos industrializados, entre outros.

Petiscos são somente para ocasiões específicas

A dieta não deve ser composta apenas de petiscos. O animal precisa de uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários. Busque ajuda profissional para montar o cardápio ideal.