Escove os dentes do seu pet

Escovar os dentes faz parte do dia a dia das pessoas, o que muitas não sabem é que os cães também precisam de cuidados com os dentes, mesmo que com menor frequência. Não é uma tarefa tão fácil, mas protege o pet de uma série de doenças.

Com qual frequência?

O indicado é que a escovação seja diária, de forma que se crie uma rotina. Escolha um período em que o animal esteja mais relaxado. Esse hábito deve ser feito desde filhote para que ele se acostume e aceite melhor.

shutterstock

O pet não aceita, o que fazer?

Tudo que está relacionado à criação de um costume para o cachorro requer tempo e paciência. Escovar os dentes é como aprender a sentar ou dar a patinha, não pode estar associado a trauma e tem que representar algo bom para o pet.

shutterstock

Sem pressa

O processo deve ser feito aos poucos, comece usando apenas pasta de dente própria para cães. Depois de um tempo, utilize uma gaze para fazer a escovação com ajuda dos dedos. O próximo passo é evoluir para a escova ou dedeiras.

Shuttersock

Escovas de dentes ou dedais

O procedimento é feito dessa forma para que o animal se acostume aos poucos a escovar os dentes e goste do momento. Não adianta força-lo a nada. Vale também testar diferentes produtos a fim de descobrir qual é o mais aceito.

Como escovar os dentes do cachorro?

O procedimento deve ser feito de forma uniforme, abrangendo todos os dentes, tanto por fora, como por dentro da arcada dentaria. Fazer a limpeza da língua também é importante.

reprodução shutterstock

Com calma e com jeitinho

O tutor deve escovar os dentes do cachorro de forma delicada, nada de colocar muita força. Caso tenha alguma dúvida, deve procurar um veterinário para ter uma orientação prática, só não deve deixar de realizar o procedimento de higiene que ajuda prevenir o pet de muitas doenças.

Kseniia Ilinykh/Unsplash