A calopsita é uma das aves com paladar mais sofisticado e gosta de verduras, legumes, frutas e sementes. Isso é importante e bem-vindo porque permite ao dono variar a alimentação da ave. Não se deve, porém, insistir em algo que ela rejeite. Há muito para explorar sem arriscar a segurança do seu pet.

Leia também: As comidas para calopsita mais indicadas e seguras

Calopsita
shutterstock
Calopsita

De acordo com a veterinária Claudia Rossi, o hábito de alimentar a calopsita com sementes, frutas e verduras deve ser cultivado, mas há rações que reforçam a composição nutritiva da alimentação e devem ser inseridas na dieta da ave.

A mistura de sementes, observa a veterinária, "é uma solução bem-vinda e que deve ser sempre variada. Principalmente quando as aves são filhotes". As sementes recomendas por ela são alpiste, painço, niger, colza e sorgo. Há rações que já consistem na referida mistura .

A veterinária recomenda algumas rações específicas para diferentes situações. Confira!

Calopsitas
Reprodução/Amazon
Ração Megazoo para calopsitas

Controle do peso

Se a sua ave come muito e já não é tão enérgica como antes, a dica é a ração light da Megazoo , "marca que a gente mais costuma recomendar no consultório". Essa ração tem menos sementes gordurosas e mais vitaminas do que a média do mercado.

Leia também: 5 coisas para você presentear a sua calopsita

Valor nutritivo

As calopsitas tendem a ter problemas no fígado. Portanto, além de evitar alimentos como chocolates, sal, cebolas e bebidas alcóolicas é necessário estar sempre atento ao valor nutritivo das rações . Rossi recomenda, ainda, rações das marcas Nutral e Prestige que contêm ingredientes como ferro que reforçam a proteção ao órgão.

Frete gratuito

É possível garantir essa e outras compras com frete grátis assinando o pacote Amazon Prime por R$ 9,90 mensais. Além do frete gratuito e irrestrito para qualquer lugar do Brasil, é possível assistir filmes e séries no streaming Prime Video, ler livros e revistas no Kindle e ouvir músicas no Amazon Music. Clique aqui para assinar !

*O iG pode ganhar comissões sobre as vendas originadas a partir deste artigo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!