A calopsita é uma das aves com paladar mais sofisticado e gosta de verduras, legumes, frutas e sementes. Isso é importante e bem-vindo porque permite ao dono variar a alimentação da ave. Não se deve, porém, insistir em algo que ela rejeite. Há muito para explorar sem arriscar a segurança do seu pet.
Leia também: As comidas para calopsita mais indicadas e seguras
De acordo com a veterinária Claudia Rossi, o hábito de alimentar a calopsita com sementes, frutas e verduras deve ser cultivado, mas há rações que reforçam a composição nutritiva da alimentação e devem ser inseridas na dieta da ave.
A mistura de sementes, observa a veterinária, "é uma solução bem-vinda e que deve ser sempre variada. Principalmente quando as aves são filhotes". As sementes recomendas por ela são alpiste, painço, niger, colza e sorgo. Há rações que já consistem na referida mistura .
A veterinária recomenda algumas rações específicas para diferentes situações. Confira!
Controle do peso
Se a sua ave come muito e já não é tão enérgica como antes, a dica é a ração light da Megazoo , "marca que a gente mais costuma recomendar no consultório". Essa ração tem menos sementes gordurosas e mais vitaminas do que a média do mercado.
Leia também: 5 coisas para você presentear a sua calopsita
Valor nutritivo
As calopsitas tendem a ter problemas no fígado. Portanto, além de evitar alimentos como chocolates, sal, cebolas e bebidas alcóolicas é necessário estar sempre atento ao valor nutritivo das rações . Rossi recomenda, ainda, rações das marcas Nutral e Prestige que contêm ingredientes como ferro que reforçam a proteção ao órgão.
Frete gratuito
É possível garantir essa e outras compras com frete grátis assinando o pacote Amazon Prime por R$ 9,90 mensais. Além do frete gratuito e irrestrito para qualquer lugar do Brasil, é possível assistir filmes e séries no streaming Prime Video, ler livros e revistas no Kindle e ouvir músicas no Amazon Music. Clique aqui para assinar !
*O iG pode ganhar comissões sobre as vendas originadas a partir deste artigo