Especialista dá 5 dicas para manter a saúde dos pets em dia no verão

Com a chegada do verão

Os amantes de animais de estimação estão ansiosos para aproveitar o clima ensolarado com seus companheiros peludos. No entanto, especialistas em saúde animal alertam para a necessidade de precauções extras durante os meses mais quentes para garantir o bem-estar dos pets.

reprodução shutterstock

A médica veterinária Dorie Zattoni, da Brazilian Pet Food, traz cinco dicas para manter a saúde dos pets em dia durante a estação mais quente do ano. Confira!

reprodução shutterstock

Hidratação é a chave

Com as temperaturas elevadas, é essencial garantir que seu pet esteja sempre hidratado. Certifique-se de que a tigela de água esteja sempre cheia. Para tornar a hidratação mais divertida, experimente congelar cubos de caldo de carne sem sal ou frutas frescas para criar deliciosos petiscos refrescantes.

Shuttersock

Proteção solar adequada

Assim como os humanos, os animais também podem sofrer queimaduras solares. Evite expor seu pet por longos períodos sob o sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Se o seu pet tem pele sensível e pelo curto, principalmente se a pelagem for branca, considere aplicar um protetor solar específico para animais nas áreas mais propensas a queimaduras, como orelhas, focinho e barriga.

Pixabay

Opte por passeios durante as primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas

O asfalto quente pode causar desconforto e sérias queimaduras nas patas do seu pet, então verifique sempre se o solo não está excessivamente quente antes de sair para passear. Além disso, lembre-se da hidratação! Leve água fresca e ofereça-a regularmente durante o passeio.

Ryan Christodoulou/Unsplash

Cuidado com parasitas

O calor é propício para o aumento de pulgas e carrapatos. Mantenha o ambiente doméstico limpo e utilize produtos preventivos recomendados pelo veterinário. Verifique regularmente a pelagem do seu pet e, se necessário, consulte um profissional para tratamento adequado. A prevenção é fundamental para garantir que seu pet aproveite o verão sem desconfortos.

Shuttersock

Atenção à hipertermia

Animais de estimação podem sofrer com o calor excessivo, levando ao aumento da temperatura corporal: a hipertermia. Esteja atento aos sinais, como respiração rápida, gengivas e língua roxas, salivação excessiva e até mesmo vômito. Forneça sombra, água fresca com moderação e evite exercícios extenuantes nos dias mais quentes. Se os sintomas persistirem, consulte imediatamente um veterinário.

shutterstock

“Ao seguir essas dicas simples, os tutores de pets podem garantir que seus companheiros aproveitem os dias quentes com segurança e felicidade. Para informações mais detalhadas e personalizadas, recomenda-se a consulta a um veterinário. O bem-estar do seu pet é a prioridade, tornando cada estação uma experiência positiva e saudável para todos.”

Pauline Loroy/Unsplash

No Canal do Pet é possível encontrar várias dicas e curiosidades para ficar por dentro do universo dos pets

É só clicar no link abaixo:

FreePik

Veja mais Top Stories