Os perigos que os gatos encontram ao sair na rua e como mantê-los em casa

Uma questão de instintos

Os gatos têm um instinto de caça muito aguçado e isso os torna animais bastante curiosos e exploradores. Os diferentes sons e odores vindos da rua podem atrair muito o interesse dos bichanos, que não resistem e saem para dar aquela famosa voltinha.

Shahmie Mahmoud/Unsplash

É difícil segurá-los

Em apartamentos é recomendado que se coloque telas de proteção em todas as saídas que possam ser usadas pelos felinos, mas para tutores que moram em casa se torna uma tarefa bastante complicada impedir que o bichano dê uma escapulida.

A rua é um ambiente perigoso

Muitos tutores não acham problema que o pet saia para dar uma voltinha e deixam os pets livres para fazer isso quando sentirem vontade, mas isso pode representar um grande perigo para o gato. Além de diversas doenças contagiosas, eles podem se machucar em brigas com outros gatos ou mesmo serem vítimas de ataques de cães.

Cuide do ambiente

Além de instalar telas de proteção nas janelas e sacadas, para impedir fugas e acidentes por quedas, é fundamental oferecer ao gato um ambiente interno que seja interessante para ele, com estímulos para que ele não precise sair para gastar energia do lado de fora.

Saiba como fazer

Preocupe-se em proporcionar estímulos físicos e mentais para o gato, para mantê-lo entretido e despertar seus instintos de caçador – mesmo quando estiver sozinho em casa. Os gatos amam lugares altos, é uma ótima ideia instalar prateleiras para que ele possa escalar e permanecer por lá sempre que quiser.

Tasos Lekkas/pixabay

Arranhadores sempre são úteis

Eles são ótimos para que o gato deixe a própria marca e não precise fazer isso no sofá da sala. Deixar brinquedos à disposição do pet, especialmente aqueles que estimulam a caça. Usar catnip também ajuda muito!

Para inibir certos instintos

É importante lembrar a importância da castração para os animais de estimação, machos e fêmeas. Além de prevenir várias doenças, minimiza o interesse do gato em fugir atrás de uma parceira sexual.

Levar o gato para passear

Nem todos os gatos vão se sentir à vontade em um passeio de coleira, mas alguns podem curtir bastante a experiência. É preciso acostumar o pet aos poucos, use a coleira mesmo dentro de casa ou pelo quintal, até finalmente ir com ele até uma praça ou local mais tranquilo (especialmente sem a presença de cães).

A segurança em primeiro lugar

Tenha a certeza de que a guia é confortável e segura, respeite sempre o limite do animal e não faça passeios muito longos, ao menos no começo. Ao notar que o pet está nervoso ou assustado, volte para casa imediatamente.

Gato em casa é um gato mais saudável

Manter o pet em casa garante a ele uma vida mais longa e sem grandes perigos, mas é preciso seguir todos os cuidados para que não acabe se tornando uma vida tediosa, assim ele não será um gato feliz e fará o possível para escapar na primeira oportunidade.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

MART PRODUCTION/Pexels