Síndrome do Gato paraquedista pode afetar felinos e é perigosa

Também conhecida como Síndrome do Gato Voador, se trata de um problema que pode afetar muitos gatos domésticos, principalmente felinos que vivem em prédios altos. O animal salta grandes alturas sem imaginar nas consequências que pode sofrer com a queda.

O que causa a síndrome

Geralmente, o felino saltará sem pensar nas consequências quando está perseguindo alguma presa. Em alturas mais altas ou baixas, os gatos conseguem rotacionar seus corpos de maneira que amenize o impacto. A síndrome faz com que o bichano salte de alturas extremas, das quais não conseguirá se proteger.

Pixabay

Gatos mais propensos

Não há diferença entre machos e fêmeas neste caso, mas a castração pode ajudar a diminuir o risco, já que assim não haverá o risco de o felino tentar sair em busca de uma parceira. A curiosidade de gatos mais jovens também pode ser um determinador, além de o impulso sexual ser mais forte nessa fase.

Chandler Cruttenden/Unsplash

Filhotes e idosos

Pela falta de conhecimento de mundo e a pouca noção de distância, a inexperiência dos filhotes também é um risco. Mas a síndrome também pode aparecer em gatos já idosos, caso não sejam habituados a se comportar como gatos. É preciso cuidado ao criar o seu bichano.

Svklimkin/Unsplash

O que fazer em caso de queda

Caso note que o gato sofreu uma queda mais séria, jamais o pegue no colo ou movimente o corpo do animal, isso pode agravar a situação. Ligue imediatamente para a emergência e conte o que aconteceu, o profissional dirá como agir.

Gerry Roarty/Unsplash

A altura da queda é importante

Se o salto ocorreu de uma altura intermediaria, há chances de que o animal tenha sofrido feridas internas graves. Mesmo aparentando estar bem por fora, ele não estará por dentro. É preciso atendimento médico urgente.

Ferimentos externos

Neste caso, dependerá da gravidade geral do animal. É sempre importante seguir corretamente as orientações da equipe de emergência, caso precise estancar o sangue ou imobilizar o felino até que a ambulância chegue.

Os ferimentos mais comuns

Entre as lesões causadas pela Síndrome do Paraquedista estão as feridas internas, como a rotura do maxilar e das patas dianteiras, seguidas de roturas no tórax e abdômen. Essas são as mais preocupantes, logo não hesite em ligar para o veterinário.

Causas mais graves

Dependendo da altura da qual o animal sofreu a queda, os ferimentos internos podem leva-lo ao óbito imediato ou após alguns minutos. Esses fatores limitam muito a eficácia dos primeiros socorros, por isso é fundamental ligar para a emergência o quanto antes.

Evitando quedas

A castração diminui as chances de fuga, logo diminui o risco de quedas. Porém é extremamente necessário que se instale telas de proteção em todas as janelas e varandas. As telas protegem o animal de quedas inesperadas sem impedir que ele observe o mundo lá fora.

Cyrus Chew/Unsplash

O enriquecimento ambiental

Para um gato que não tem acesso a parte externa, ter o ambiente interno devidamente enriquecido faz toda a diferença. Ofereça brinquedos, arranhadores e jogos interativos pra manter o pet entretido, assim ele não terá motivos para buscar diversão do lado de fora. Mantendo o ambiente seguro, o risco de algo grave acontecer com o seu pet é de quase zero.

Precisa levar o gato ao veterinário e não sabe o que fazer?

Peça dicas de como realizar o transporte do animal com segurança. Com calma, siga passo a passo todas as orientações. Quanto mais rápido o fizer, maiores as chances de recuperação do bichano. Para gatos com até 8 anos de idade, você pode contar com o auxilio 24h do iG Pet Saúde. Conheça no link abaixo!

O Canal do Pet está no Telegram!