5 tipos de tosa para cachorros

Mais do que um cuidado estético para dar aquele ‘tapinha’ no visual, a tosa é fundamental para manter a higiene e saúde dos cachorros.

Os benefícios

O especialista em tosa, Thiago Calixto, explica que o procedimento ajuda a evitar a proliferação de bactérias, fungos e parasitas, como pulgas e carrapatos. Além de ajudar no bem-estar do pet.

É preciso prática

O procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados, que tenham o equipamento adequado e o conhecimento técnico para não machucar o animal. Conheça cinco tipos de tosa mais pedidos para cachorros!

Reba Spike/Unsplash

Tosa bebê

Com essa tosa, o cachorro fica com o aspecto de filhote. Quando feita com a máquina, possibilita uma pelagem mais rala, com dois ou três dedos de comprimento, sendo indicada para cachorros de porte pequeno com pelos longos.

Tosa Baixa e Tosa Média

Na tosa baixa, o pelo do cachorro fica bem baixinho, aproximadamente com 1,5 mm; já na versão média, o pelo fica com 6,5 mm de comprimento. É indicada para todos os tipos de cachorro.

Tosa higiênica

É uma das tosas mais pedidas pelos tutores, pois contribui para a manutenção da higiene do cachorro no dia a dia. É tosada a barriga e o bumbum, já que estes pelos causam desconforto e atrapalham as necessidades fisiológicas, e parte inferior das patas, para evitar escorregões e, consequentemente, possíveis acidentes.

Tosa higiênica

Para cachorros com muito pelos na região dos olhos e próximos ao focinho, também é recomendada para que o excesso não atrapalhe a visão e o olfato. O pelo também pode causar ferimentos ao globo ocular do cão.

Nícollas de Oliveira.

Tosa da Raça

Esse tipo de tosa mantém as características da raça e é um procedimento que preserva os traços originais da pelagem de cada animal.

Segundo o especialista

“Independente da tosa escolhida, é importante o tutor salientar suas preferências, como escolher deixar topete, orelha e rabinho, ou orientar sobre não tosar a barriguinha com máquina, por exemplo, por conta de alergia. Essas especificações são fundamentais para o profissional que for realizar o procedimento”.

Diferentes tipos de pelo

Os cães têm também diferentes tipos de pelagem, que podem influenciar na escolha da tosa.

Hannah Lim/Unsplash

Veja qual é o tipo de tosa ideal

Vai ser na máquina ou na tesoura? É importante saber!

Já ouviu alguma história estranha sobre tosa?

Muitas não passam de mito, conheça algumas!

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação