Os benefícios
O especialista em tosa, Thiago Calixto, explica que o procedimento ajuda a evitar a proliferação de bactérias, fungos e parasitas, como pulgas e carrapatos. Além de ajudar no bem-estar do pet.
Mais do que um cuidado estético para dar aquele ‘tapinha’ no visual, a tosa é fundamental para manter a higiene e saúde dos cachorros.
O especialista em tosa, Thiago Calixto, explica que o procedimento ajuda a evitar a proliferação de bactérias, fungos e parasitas, como pulgas e carrapatos. Além de ajudar no bem-estar do pet.
O procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados, que tenham o equipamento adequado e o conhecimento técnico para não machucar o animal. Conheça cinco tipos de tosa mais pedidos para cachorros!
Com essa tosa, o cachorro fica com o aspecto de filhote. Quando feita com a máquina, possibilita uma pelagem mais rala, com dois ou três dedos de comprimento, sendo indicada para cachorros de porte pequeno com pelos longos.
Na tosa baixa, o pelo do cachorro fica bem baixinho, aproximadamente com 1,5 mm; já na versão média, o pelo fica com 6,5 mm de comprimento. É indicada para todos os tipos de cachorro.
É uma das tosas mais pedidas pelos tutores, pois contribui para a manutenção da higiene do cachorro no dia a dia. É tosada a barriga e o bumbum, já que estes pelos causam desconforto e atrapalham as necessidades fisiológicas, e parte inferior das patas, para evitar escorregões e, consequentemente, possíveis acidentes.
Para cachorros com muito pelos na região dos olhos e próximos ao focinho, também é recomendada para que o excesso não atrapalhe a visão e o olfato. O pelo também pode causar ferimentos ao globo ocular do cão.
Esse tipo de tosa mantém as características da raça e é um procedimento que preserva os traços originais da pelagem de cada animal.
“Independente da tosa escolhida, é importante o tutor salientar suas preferências, como escolher deixar topete, orelha e rabinho, ou orientar sobre não tosar a barriguinha com máquina, por exemplo, por conta de alergia. Essas especificações são fundamentais para o profissional que for realizar o procedimento”.
Os cães têm também diferentes tipos de pelagem, que podem influenciar na escolha da tosa.
Vai ser na máquina ou na tesoura? É importante saber!
Muitas não passam de mito, conheça algumas!