Qual o tipo de tosa ideal para o seu cão?

A prática de tosar nossos cães é fundamental para a saúde e bem-estar deles. A tosa permite que eles fiquem mais limpos, protege a visão e refresca nos dias de muito calor. Você sabia que existem diferentes tipos de tosa? Elas variam de acordo com a raça e a pelagem do animal. Confira:

Tosa higiênica

É feita para aparar o pelo em regiões específicas do corpo que são mais propícias a acumular sujeira, como patas, barriga (em machos) e genitália. Assim, evita a criação de fungos e bactérias. A tosa higiênica é recomendada para todos os cães.

Unsplash/Jamie Street

Tosa na tesoura

Ela leva mais tempo para ser finalizada, mas é ideal para aqueles bichinhos que têm medo na hora de ir ao pet shop. Também é uma boa escolha para os cães que possuem alergia a laminas ou possuem pelagem média a longa.

Unsplash/Autri Taheri

Tosa na máquina

A tosa é feita com uma máquina específica e segue a direção do crescimento dos fios. O tipo de lâmina é escolhido de acordo com a pelagem do animal, por isso, é necessário um profissional para avaliar a melhor escolha.

Unsplash/Nordwood Themes

Tosa bebê

Normalmente utilizada nas raças poodle, yorkshire, lhasa apso e maltês, esta tosa deixa o bichinho com aparência de filhote. Os pelos ficam mais rentes ao corpo e a escovação fica mais fácil.

Unsplash/Fernanda Nuso

Tosa de raça

Feita para algumas raças para que mantenham suas características específicas. Como os tufinhos nas estremidades dos poodles, por exemplo.

Unsplash/Faith Macdonald

Tosa verão

Nossos cães também se sentem desconfortáveis em dias de calor intenso. Logo, essa tosa é importante porque irá aparar os pelos do corpo inteiro, além de prevenir doenças como dermatites e feridas.

Unsplash/Eddie Junior