gatos
Pixabay
Como fazer para seus gatos se deêm bem?


Vídeos de gatinhos  na internet sempre viralizaram, alguns de momentos de fofura , outros que parece uma verdadeira cena do Clube da Luta felino. Esta semana, por exemplo, bombou na Internet  um vídeo em que a briga dos bichanos lembrava o filme O Rei Leão. Quem tem mais de um gato em casa sabe que essas lutinhas são comuns. Porém, há casos em que os felinos não param de brigar, causando preocupações em seus tutores.

O veterinário e sócio da AmahVet, Vítor Castro, explica que os gatos brigarem é comum, já que são animais territorialistas, principalmente machos não castrados. A castração diminui a disputa por território e consequemente a agressividade e marcação de urina, provocadas pelos hormônios sexuais.



O especialista acrescenta que gatos idosos podem ter ainda mais dificuldade de receber um novo amiguinho felino em casa. Mas, como uma adaptação bem feita, com aproximação feita aos poucos, não tem motivos para os gatinhos não se tornarem grandes amigos. 

“São raros os casos de gatos incompatíveis, na maioria dos casos o principal obstáculo é a falta de paciência dos tutores na hora de introduzir um novo animal no ambiente, pois é necessário respeitar o tempo de cada gato”, diz. 


Como eu faço pro meu gato se acostumar com o gato novo? 


Castro explica que o primeiro passo para adotar um segundo gatinho é levar o animal ao veterinário para um check-up, realizar hemograma (exame de sangue) e testar para FIV e Felv, que são doenças virais que afetam os felinos. 

Após o check-up, chega a hora dos gatinhos ficarem juntos. É importante respeitar o tempo dos dois, para resultados imediatos para evitar conflitos, pode se fazer o uso de catnip, erva para os gatos, para redirecionar essas brigas, criando uma interação positiva entre os pets. O veterinário também indica disponibilizar brinquedos para os bichanos. Eles ajudam a aliviar o estresse, e colaboram para reduzir as briga.

"Brinquedos com penas e/ou com catnip geralmente são os favoritos dos gatos, pois estimulam a caça (instinto bastante aguçado mesmo nos gatos domésticos), brinquedos com interação do tutor, como penas penduradas em bastões... Eles também gostam de arranhadores, sendo importante ofertar diversas texturas (sisal, tapetes, papelão, etc)", diz.

Castro lembra que gatos amam caixas de papelão, uma opção simples e barata. "Não necessariamente os gatos da mesma casa vão gostar dos mesmos brinquedos e arranhadores, é importante investir na pluralidade de brinquedos para que cada gato descubra qual lhe é atrativo”, acrescenta. 

Meus gatos quando ficam juntos eles brigam, como eu posso fazer com que as brigas parem? 


O veterinário indica que o primeiro passo seja castrar seu bichinho, caso ele não seja castrado. Outra medida é levá-lo ao veterinário para ver a possibilidade do uso de florais. 

Além disso, como dito anteriormente, gatos gostam de brincar em lugares altos, como prateleiras e módulos ou tocas e esconderijos para quando quiserem privacidade para descansar. 

“Quando se tem mais de um gato seria ideal ter mais caixas de areia.  A conta a ser feita é o número de gatos +1, ou seja, para um gato o ideal seriam dois caixas, dois gatos, três caixas e assim por diante. Bebedouro e comedouro também, o ideal é ter um para cada gato e fontes para todos em pontos diferentes da casa”, encerra. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários