A estação mais quente do ano está se aproximando, é a preferida de muita gente, principalmente daqueles que gostam de uma prainha ou aproveitar o dia de sol ao ar livre. 

Confira os cuidados para ter ao andar com seu bichinho no calor
Pexels
Confira os cuidados para ter ao andar com seu bichinho no calor



Porém, as temperaturas altas, podem não ser tão agradáveis para seus bichinhos de estimação.  Para saber como manter seu companheiro bem cuidado nos dias de calor conversamos com a veterinária Karoliny Lorgov da AmahVet, que dá algumas dicas de cuidados com os pets durante esse período. 

Quais cuidados temos que ter ao andar com o pet no calor?


Lorgov explica que assim como os humanos, alguns animais precisam de protetor solar. Para saber qual o mais indicado para o seu bichinho o ideal conversar com um veterinário sobre o assunto para que ele possa indicar qual o melhor produto. “Dica: cães brancos com focinho rosado, precisam muito de filtro solar. Pergunte ao veterinário!”, explica a especialista. 



Além disso, cães e gatos podem ter hipertemia, que é quando o animal apresenta um aumento grande de temperatura, sendo uma de suas principais causas a exposição ao calor excessivo. 

Você viu?

Isso é perigoso, segundo a veterinária, pois a respiração é a única forma de troca de calor e controle da temperatura do corpo. Como o ar está quente e úmido, esse mecanismo é prejudicado e o animal fica mais ofegante. Para animais obesos, braquicefálicos e com pelagem densa o risco é bem maior.

“Com os animais braquicefálicos (pug, buldogue francês, boston terrier, pequinês, bulldog inglês, shih tzu, dogue de Bordeaux, boxer, etc) o cuidado deve ser maior. Eles podem ter problemas respiratórios e o passeio pode não ser recomendado em dias quentes”, diz. 


Qual o melhor horário para passear?


Além da hipertermia, temos muitos casos de queimadura de coxim (as almofadinhas das patas) por causa das altas temperaturas, que podem fazer o solo ficar muito quente. Com isso há risco de queimaduras e feridas que podem levar a infecção severa. Portanto os passeios devem ser feitos logo pela manhã, ou no fim da tarde/noite, assim as temperaturas ficam estão mais amenas.



Os melhores horários para caminhar com os seus bichinhos durante o calor, é pela manhã das 7 às 9h, ou no período da noite, das 16h às 19h. Além disso, a veterinária dá uma dica muito importante, antes de levar o bichinho para passear, coloque seu pé descalço no asfalto e veja se está confortável. 

“Se você acha que seria ruim para você andar sem calçado, jamais leve seu pet. Eles são muito mais sensíveis que os humanos.”, exemplifica. Além disso, hoje no mercado podemos encontrar protetores solar para os pets, assim ajudando a proteger áreas que ficam sempre expostas como focinho, abdômen. Lembre-se sempre de sempre oferecer água fresca para manter o seu animal hidratado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!