Em muitos animais - como nos humanos -, o vômito é uma coisa natural e indica problemas de saúde que podem ser graves ou não. Nos gatos, a s principais causas costumam ser a má ingestão de alguns alimentos, bolas de pelo ou até mesmo insuficiência renal. É necessário prestar atenção na coloração do vômito de gato para enter o que está causando o problema e, se necessário, levá-lo ao veterinário.
Os donos de bichano precisam entender que alguns deles podem vomitar com frequência e nem sempre isso é sinônimo de um problema de saúde. Por isso, antes de entrar em desespero, é possível identificar possíveis problemas de saúde no pet observando a cor e o conteúdo do vômito de gato. Confira abaixo todas as informações para que o diagnóstico prévio seja possível.
Vômito de bolas de pelo
Esse é o tipo de vômito mais comum nos bichanos. Ele é natural e ocorre como uma consequência do processo de limpeza dos pets. O animal remove os resíduos de sujeira dos seus pelos com a língua, que inevitavelmente costumam ser ingeridos. Quando certa quantidade se acúmula no seu estômago é necessário os regurgitar para evitar problemas de saúde.
Vômito marrom
O gato vomitando líquido marrom pode indicar problemas alimentares. A cor se justifica pelo alimento que o bichano come, que é geralmente ração. O motivo, em casos mais graves, é a insuficiência renal, enfermidade que atinge principalmente gatos mais velhos.
Entretanto outros problemas como complicações no trato gastrointestinal, intolerância, alergia, linfomas alimentares, parasitas e gastrites também podem ser a causa.
Caso o bichano vomite várias vezes o indicado é procurar um veterinário, ele pode identificar com facilidade esses problemas. Se for um caso isolado, pode ter sido apenas uma má ingestão.
Vômito amarelo e espumoso
A cor amarelada e espumosa costuma aparecer após episódios frequentes de vômitos marrons. Isso se dá porque o estômago do animal ficou vazio e a única coisa que resta para ser expelida é o líquido biliar, produzido pelo intestino e que auxilia na digestão de alimentos.
Outro motivo frequente que leva a essa coloração são problemas de gastrite que o animal possa vir a ter. Se perceber essa coloração, procure um veterinário.
Vômito com sangue
Vomitar sangue é um sintoma que exige atenção imediata dos tutores de gatos. Pode ser um sinal de doenças graves, como problemas de coagulação e úlceras estomacais. Tumores, mesmo benignos, também podem ocasionar o sangramento.
Parasitas como lombrigas, ancilostomídeos e tênias são outros motivos que levam ao desenvolvimento desse quadro. Uma das formas de identificação desse problema é analisar as fezes do animal, que podem conter ovos ou vermes. Uma vez que a infestação é diagnosticada é possível realizar o tratamento com remédios.
Leia também: Saiba quais doenças são mais comuns em gatos Persas e como evitá-las
Vômito com fezes
Em nenhuma hipótese o vômito de gato com fezes é normal em gatos. Isso sempre acompanha problemas de saúde, muitas vezes, graves - como obstruções do estômago. Um dos motivos prováveis para isso pode ser a existência de tumores ou a presença de objetos estranhos no sistema gastrointestinal do animal. Procure um profissional imediatamente em caráter de emergência!