O Brasil tem mais de 132,4 milhões de animais de estimação, de acordo com informações disponíveis no site da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Entre eles estão cães (cerca de 52,2 milhões), gatos (22,1 milhões), peixes (18 milhões), aves (37,9 milhões) e outros (2,2 milhões). Assim, cada vez mais pessoas comemoram o Dia Nacional dos Animais, que acontece em 14 de março.

Leia também: Quantos anos vive um cachorro? Entenda a variação da expectativa de vida

Dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais
shutterstock
Dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais

Com o passar do tempo, além do aumento na quantidade de animais de estimação nas casas, houve outra mudança significativa: os bichinhos, cada vez mais, são tratados como membros da família. Uma pesquisa realizada pela MindMiners mostrou que cerca de 88% de brasileiros consideram e tratam os cachorros como família e 29% afirmam já ter organizado uma comemoração para o aniversário do animal de estimação.  Tal comportamento influencia diretamente no mercado pet, que tem muito a comemorar neste Dia Nacional dos Animais

No ano passado (2018) o mercado pet brasileiro movimentou R$ 20,7 bilhões, se tornando o segundo maior do mundo. O veterinário e fundador da rede Animal Place, Jorge Morais, explica que "é natural que os nossos animais de estimação ocupem um lugar especial, pois criamos com eles relações de afeto, amor e carinho. Por conta disso, os tutores tendem a gastar cada vez mais com seus pets, consumindo serviços e produtos”. 

Com todo o crescimento, quem ganha também são os animais de estimação e seus donos. Os bichinhos começaram a ter serviços especiais para eles, como creches, serviços de turismo para leva-lo junto na viagem, passeadores, natação, que podem melhorar a qualidade de vida deles. Além disso, muitos locais passaram a ser pet friendly (restaurantes e shoppings, principalmente) e permitir a entrada de animais, fazendo com que os donos possam passar mais tempo com o pet. 

Confira algumas das opções já disponíveis no mercado pet que podem melhorar a qualidade de vida do bichinho, ajudar o dono e aproxima-lo do animal. 

Lugares pet friendly

Cada vez mais lugares permitem a entrada de animais de estimação, principalmente cachorros. São shoppings centers, restaurantes, lojas, entre outros. Isso permite que o dono, quando precisa sair para determinado lugar, pode levar seu bichinho junto, sem precisar deixa-lo sozinho em casa por muito tempo. 

Nos grandes centros do país, algumas empresas, inclusive, já permitem que os funcionários levem o cachorro para o trabalho. Isso pode acontecer em dias específicos da semana ou todos os dias. 

Alimentação Natural

A qualidade de vida da Boo melhorou muito após a alimentação natural
Pet Nut
A qualidade de vida da Boo melhorou muito após a alimentação natural

Bom cuidado também está relacionado com a saúde e, consequentemente, com a alimentação, capaz de melhorar a qualidade de vida do animal. A PetNut, é uma empresa que oferece alimentação natural para cães

A AN é mais palatável que a ração, não possui temperos ou conservantes. Além disso, é feita de acordo com as necessidades nutricionais de cada animal. Ajuda muito no tratamento de doenças como a diabetes e disfunção renal. 

Passeadores/ Cuidadores

Os cães adoram passear - e precisam disso para gastar energia e fazer as necessidades, no caso daqueles que só fazem na rua. Mas, não é sempre que o dono tem tempo suficiente para isso. Os passeadores resolvem esse problema. 

Já no caso dos gatos, que são mais caseiros, os cuidadores podem ajudar um tutor que precisou fazer uma viagem rápida a trabalho, por exemplo. Essas pessoas vão na casa do animal, trocam a água, dão mais ração, limpam a caixinha de areia e até brincam com o pet. Isso evita que o animal passa pelo estresse de sair de casa e ficar em um ambiente estranho por um tempo. 

Turismo com animais

Muitas pessoas amam viajar e ter um animal de estimação pode ser um impedimento. Mas, e se fosse possível levar ele com você? A PETFriendly Turismo organiza toda a sua viagem ao lado do seu melhor amigo pet

Creches para animais

As creches para animais funcionam de forma parecida com a para crianças. O tutor que não quer deixar seu cachorro sozinho em casa, o matricula numa creche. Lá o cão passa o dia ao lado de outros cães, brincando, interagindo e gastando energia. Isso pode inclusive melhorar um comportamento muito agitado do animal em casa. 

Porém, infelizmente, mesmo com tanto crescimento no universo pet, ainda vemos muitas notícias de animais abandonados, que sofrem maus-tratos e não têm um lar amoroso. Os abrigos de animais estão lotados e muitos dos bichinhos não são adotados, já que existe uma preferência pelos de raça. 

Por isso, no Dia Nacional dos Animais , também é importante lembrar que abandono e maus-tratos são crimes perante a lei - as punições podem variar em prisão e pagamento de multa. E, claro, adote, não compre. Ajude a diminuir o número de animais que vivem nas ruas ou esperam por um lar em abrigos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!