Ter um animal de estimação significa diversão, companhia, amor, felicidade. Não à toa muitas pessoas adquirem um cachorro ou um gato. Porém, a expectativa de vida de um bichinho é muito menor que a dos humanos e encarar a partida deles é a ordem natural das coisas. Por isso, saber quantos anos vive um cachorro em média é muito importante para dar o tratamento ideal durante a vida, de acordo com a idade dele e, se possível, conseguir se preparar de alguma forma para o momento tão temido.
Leia também: Exames preventivos podem prolongar a vida dos animais de estimação
A resposta para a pergunta " quantos anos vive um cachorro ?" é variável. Isso porque a expectativa de vida depende de alguns fatores como porte, qualidade de vida que um animal tem e raça. Por exemplo, cães de grande porte costumam viver menos do que os de pequeno porte - o que pode ser explicado por um sobrecarga maior do organismo não preparado no momento de fazer exercícios.
A qualidade de vida oferecida ao animal pode ser determinante para a expectativa dele. Os cães que comem na quantidade certa e recebem os nutrientes necessários, de acordo com o porte, idade e quantidade de atividade física que praticam costumam apresentar uma saúde melhor. Os exercícios, são outro ponto importante: o bichinho deve gastar sua energia, caso contrário doenças como a diabates - que já afeta mais da metade dos animais domésticos - pode surgir e causar complicações na saúde.
Já o fator raça é outro que implica bastante. Muitas delas foram criadas pensando na estética, o que pode ter afetado de alguma forma o organismo do animal e o deixado mais frágil em algum sentido. O Pug é um bom exemplo disso, por causa do focinho achatado esse cachorro pode desenvolver sérios problemas de respiração, além de se engasgarem facilmente.
Selecionamos algumas das principais raças com a expectativa de vida de cada uma delas, confira.
Chihuahua
Este cachorro de pequeno porte tem uma expectativa de vida máxima de 18 anos. Não sa sabe a origem certa do animal, mas o seu nome vem de uma cidade do México.
Beagle
Esta raça vive, no máximo, até 15 anos. Sua origem é inglesa e foi muito usado para caça de coelhos e animais de pequeno porte.
Lulu da Pomerânea
Natural da Alemanha, esta raça tem três tamanhos: o gigante, o standard e o miniatura. Eles costumam viver até os 15 anos.
Poodle
Considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, os poodles vêm da Alemanha - embora os franceses reivindicam a raça até hoje. No passado foi usado para trabalhar na água, o que explica as tosas diferentes que protegem as partes mais sensíveis de seu corpo. A expectativa de vida do animal é de 15 anos.
Leia também: Alimentação natural melhora a qualidade de vida dos pets
Schnauzer
De origem alemã, estes simpáticos cãezinhos costumam viver até os 14 anos.
Pug
De origem chinesa, este cachorro é uma ótima companhia. Sua vida dura em média 13 anos.
Dachshund
Os baixinhos de corpo alongado são muito companheiros e têm sido procurados por quem deseja adquirir um animal de estimação. Costumam viver entre 12 e 16 anos.
Golden Retriever
De porte grande e muito brincalhões, esses cães costumam viver no máximo 12 anos.
Leia também: A importância de cuidar das articulações do cachorro ao longo da vida
Pastor Alemão
Como acontece com a maioria dos cachorros de grande porte, o Pator Alemão possui uma expectativa de vida considerada baixa: de 9 a 13 anos.
E, aí? Deu pra ter uma ideia de quantos anos vive um cachorro ? Na hora de adotar ou comprar, pesquise bem, pois, os nossos amiguinhos merecem o melhor.