Após um ano de trabalho duro, férias e descanso são mais do que desejados. E viajar é um ótimo jeito de esquecer a rotina e desestressar. Contudo, o que fazer com o pet? Levá-lo junto nem sempre é viável, seja pelo aumento de custos ou proibição de animais no local. Deixar o cachorro sozinho em casa acaba se tornando uma alternativa nesses casos.
Leia também: Precisa deixar o cachorro sozinho em casa o dia inteiro? Saiba o que fazer
Por mais opções que existam hoje em dia, como hotéis e creches, muitos tutores ainda preferem deixar o cachorro sozinho por diversos fatores. O primeiro deles seria receio. É normal os donos terem medo de deixar o bichinho sob cuidados de desconhecidos. Alguns pets, inclusive, nem permitem a aproximação de estranhos.
O outro motivo seria questão financeira. Hospedar um cachorro pode custar bem caro dependendo do estabelecimento e de quantos dias ficará fora. E, como boa parte do dinheiro será investido na viagem, sobra pouco para pagar um hotel ou creche. Apesar disso, vale a pena procurar um local para deixar o pet, já que a solidão é extremamente danosa.
Os perigos de deixar o cachorro sozinho
Por mais que seu canino esteja acostumado a ficar sozinho, são apenas algumas horas enquanto está no trabalho. Agora, passar vários dias sem ninguém é completamente diferente. O cão é um animal muito sociável, dependente e que gosta de companhia o tempo todo, por isso a solidão é algo problemático.
Deixá-lo muito tempo isolado aumentam as chances de desenvolver problemas comportamentais , como ansiedade de separação, estresse, pânico e mutilações. O pet acabará destruindo os móveis, fazendo as necessidades em local inadequado, latindo muito, uivando, se ferindo ao raspar as unhas na porta, mordendo as patas, etc.
Leia também: Por quanto tempo podemos deixar o cachorro sozinho?
Em situações mais graves, os sintomas ocasionados pelo isolamento podem ser permanentes e irreversíveis. Tratamentos medicamentosos e auxílio de profissionais se tornam uma solução para os donos. Situações assim interferem na qualidade de vida da família e atrapalham o relacionamento construído com o cachorro.
A melhor maneira de evitar tais problemas é não deixando o animal sozinho. Na hora de planejar uma viagem, inclua o canino nos planos e procure alternativas viáveis. Se não puder deixá-lo com parente ou amigos, reserve parte do dinheiro para a hospedagem ou para os custos de levá-lo juntos.
Dicas para escolher um hotel ou creche confiável
Na hora de escolher um hotel ou creche, pesquise a fundo sobre o estabelecimento. Procure referências, opinião de quem já hospedou o pet e informações sobre o serviço oferecido. Alguns locais, inclusive, oferecem câmeras de circuito interno para que o tutor acompanhe o dia a dia do bichinho.
Leia também: Vai viajar? Confira dicas que ajudarão na hora de escolher um hotel para pets
Na hora de deixar seu companheiro, é importante levar alguns itens para que se distraia, como brinquedos preferidos. É bom ele ficar ocupado nesses dias para quem não sinta tanto a falta dos donos. Por mais que tenha receio, lembre-se que manter o cachorro sozinho em casa não deve ser uma opção.