Cachorros são seres extremamente inteligentes e um pouco higiênicos. Eles sempre priorizarão fazer xixi em lugares de maior absorvência e longe de onde descansam e comem. Por isso, é comum que donos de animais não adestrados se frustem quando o pet começa a usar os tapetes, sofás, camas e outros objetos da casa como banheiro. 

Leia mais:  7 erros comuns cometidos pelos donos em relação a caixa de areia

Brigar nesse caso não adiantará muito coisa. O animal precisa ser educado para que entenda onde é o local adequado para fazer as suas necessidades. Muitos donos costumam levar os seus pets para a rua, onde podem fazer xixi a vontade. Porém isso pode não ser uma boa ideia, pois o cão teria que segurar a vontade até o tutor estar disponível. Dessa forma, é melhor reservar um ponto da casa para ser o banheiro do pet.

Escolhendo e adaptando o lugar do banheiro

Como mencionado anteriormente, os cães são higiênicos e não gostam de sujeira perto das suas coisas. Para que o bichinho se sinta completamente à vontade para fazer suas necessidades em um lugar específico é preciso que ele seja longe da sua cama e de onde ele se alimenta.

Evite também os lugares que o pet vai para relaxar, como perto dos seus brinquedos ou onde ele se deita para esperar pessoas.

É preciso estabelecer um banheiro para o pet, evitando assim que ele faça as suas necessidades no lugar errado.
Reprodução/ Shutterstock
É preciso estabelecer um banheiro para o pet, evitando assim que ele faça as suas necessidades no lugar errado.


Tendo a área escolhida, cubra o chão com jornais ou tapetes higiênicos (que são facilmente encontrados em pet shops e outras lojas especializadas). Um lugar com grama também pode ser uma ótima alternativa! Lembre-se de limpar o ambiente com regularidade, trocando os jornais e recolhendo as fezes.

Veja mais:  Descubra bons motivos para usar tapetes sanitários com seu cão!

Educando o seu cachorro

Com todas preparações prontas, é a hora de ensinar o seu pet a utilizar o espaço destinado a ele. É preciso ter paciência e muito amor durante esse processo, se evitando ao máximo brigar com o cão caso ele erre. O procedimento tende a ser um pouco mais difícil com filhotes por conta da sua incapacidade de segurar a urina por muito tempo.

Supervisione o seu pet!

Mantenha uma vigilância "cerrada" sob o cão. Quando perceber que ele vai fazer suas necessidades no lugar errado, o conduza para o local que você escolheu. Infelizmente cachorros que passam o dia inteiro sozinhos não vão conseguir se adaptar a usar um ponto só pois isso não é natural para eles! Preste atenção especial em animais machos, eles tem o costume de marcar território fazendo xixi nos seus pertences. 

Toda vez que o pet acertar e fizer a suas necessidades em um lugar adequado o recompense! Assim ele irá começar a correlacionar o ato como uma coisa boa.

Seja paciente

Caso o lugar onde seu pet vivia anteriormente não fosse muito limpo, ele pode demorar um pouco mais para se acostumar com os novos hábitos. 

Leia mais:  Vamos relembrar os treinos para necessidades no local desejado

Não existe um tempo exato para o cachorro se adaptar com o uso do banheiro, mas o normal é que demore de 3 a 6 semanas. Tenha paciência e sempre se mantenha vigilante!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!