Cacatua é uma das aves mais populares para ter como animal de estimação. Ela chama atenção pelo seu porte mejestoso, plumas abundantes, penacho vistoso e temperamento amigável. A beleza desse pássaro realmente conquista as pessoas. 

10 animais exóticos que você pode ter em casa

A ave pertence à família Cacatuide e tem cerca de vinte espécies diferentes, cada uma com suas características. Dentre elas, as mais conhecidas são:  Cacatua branca, Cacatua-de-crista-amarelada, Cacatua Galah, Cacatua Moluccana e a Cacatua Sanguínea. Apesar da personalidades distinta, a aparência das espécies são bem parecidas.

undefined
Reprodução Pinterest

Cacatua de Crista Amarela

A Cacatua é inteligente, pode ser adestrada facilmente e se adapta bem em casa. Costuma vocalizar bem alto para chamar atenção das pessoas, algumas chegam até a imitar a voz humana e podem aprender a cantar. Mas tome cuidado, às vezes esse pássaro se irrita bem fácil. Pode viver até 80 anos, sendo uma companheira por muito tempo. E, se for bem tratada e cuidada, se afeiçoa rapidamente as pessoas, tornando-se dócil e brincalhona.

Um bom jeito de compreender o humor da Cacatua é observando seu penacho. Quando está eriçado, indica que a ave está se sentindo bem e, caso esteja formoso e imponente, pode até render prêmios em concursos de animais. No entanto, se a crista se encolher, seu humor não está dos melhores e é melhor deixá-la quieta. 

Caso deseje adquirir um exemplar, é bom saber que a Cacatua é considerada uma ave exótica e precisa de uma licença ambiental dada pelo IBAMA e regularizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Procure um criadouro legalizado e certificado e jamais contribua para o comércio ilegal de animais. 

Escolhendo a Cacatua

Como já foi dito anteriormente, existem cerca de vinte espécies diferentes de Cacatua e será preciso escolher uma delas. Cada tipo tem suas particularidades e veja qual combina mais com o dono e seu estilo de vida. 

Além de escolher a espécie, fique atento a outros pontos importantes. Procure uma que esteja saudável, alerta e não demonstre medo dos humanos. Preste atenção aos sons emitidos por ela. Se for parecido com sibilos ou girtos de tom agudo pode indicar agressão ou temor. Penas limpas e suaves e olhos claros são sinais de boa saúde. Confira o aspecto geral do animal. 

O penacho indica o humor da Cacatua, então fique atento nele. Se ele estiver erguido, mas relaxado, é um bom sinal. Quanto está totalmente elevado significa supresa ou atitude defensiva. Mas se está achatado, indica medo ou hostilidade. 

Após verificar a saúde e aspecto do pássaro, se certifique que a escolhida te aceita nesse primeiro contato, responde à sua voz e a personalidade te agrada. É importante escolher com sabedoria, pois ela será seu animal de estimação por longos anos. 

Conheça as 5 melhores espécies de pássaros para ter em casa

Tornando o ambiente agradável

Compre uma gaiola que se adapte a Cacatua escolhida. A ave precisará de 75 cm de espaço, e a gaiola deve ter cerca de 60 cm de altura. Quanto maior ela for melhor. Caso tenha mais de um exemplar, esse espaço deve dobrar. As barras deve ter um espaçamento de 1,8 cm ou menor, fique de olho para o animal não passar ou ficar preso entre os arames. 

Coloque a gaiola num bom local na casa. Escolha um ambiente calmo, sem correntes de ar e onde o sol não incida durante o dia todo. A Cacatua não ficará o dia inteiro dentro da gaiola, por isso, torne os cômodos seguros para ela passear. Não deixe fios eléticos a mostra, evite deixar objetos pequenos e facilmente engolidos no chão, plantas tóxicas não devem ser de fácil acesso, entre outros perigos. 

Encha a gaiola com poleiros naturais ou de cimento. Eles são essenciais para a saúde dos pés da sua ave. Evite os feitos de madeira, pois a Cacatua rói com facilidade. Forre o chão com um substrato, como espigas de milho, papel reciclado ou nozes esmagadas. A "casa" deve ser confortável e agradável. 

Por ser uma ave muito ativa, é interessante apresentar brinquedos para a manter entretida. Essa espécie é muito inteligente, então fica entediada com facilidade. Dê a ela um ou dois brinquedos e vá trocando conforme se canse. Dessa forma, mantém o interesse ativo por brincadeiras. 

Brinquedos de morder, sinos, cordas, bolas grandes e chocalhos são alguns exemplos. Além dos objetos, não esqueça da interação humana. As Cacatuas são muito sociais e adoram companhias. Converse, faça carinho na nuca, brinque, ofereça alimentos, ensine truques, entre outros. Ela precisa dessa atenção pelo menos uma vez ao dia e, se o tempo dedicado não for suficiente é indicado que não seja criada sozinho, adquira outro exemplar para fazer companhia.

Saiba como ajudar seu pássaro a se adaptar ao novo lar

Alimentação

Compre um comedouro e bebedouro próprio para Cacatuas em lojas especializadas. Coloque-os aproximadamente a 100 cm do chão. Ofereça uma alimentação balanceada para que receba todos os nutrientes. Sementes, grãos e castanhas são comidas básicas da ave. Reforçe com legumes, futas e ração. 

Dentre as frutas, as mais indicadas são maçãs e peras. Já os legumes são cenouras, chuchus, aipos. Ofereça ambos apenas duas vezes na semana. O alimento deve ser servido pelo menos duas vezes ao dia. Armazene-o local arejado e limpo. Dê um osso de siba para o pássaro brincar e manter seu bico forte, fornecendo-lhe mais cálcio. Toque a água do bebedouro todos os dias. Ela deve estar sempre limpa e fresca. 

Higiene

A higienização da gaiola deve ser feita regularmente. Retire a ave do local, utilize água e sabão neutro e deixe secar bem. Poleiros e brinquedos também devem ser limpos. Comedouro e bebedouros precisam de limpeza mais frequente. Troque a água todos os dias, retire restos de alimentos que fiquem ao redor da gaiola e troque a comida estragada. 

A ave também precisa de banho de vez em quando. Lave a ave semanalmente ou quinzenalmente com um borrifador de água. Alguns pássaros preferem se banhar sozinhos, então ofereça um recipiente com água. Observe qual é a preferência da sua Cacatua. A banheira também é indicada para que o animal se refresque em dias quentes. 

Saiba quais espécies de pássaros são mais indicadas para crianças

Saúde

A ave tem uma boa saúde e se for bem cuidada, raramente ficará doente ou terá graves complicações. No entanto, um sério problema da Cacatua é sua propensão a automutilação se não receber atenção dos donos. É indicado acompanhamento veterinário regular. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!