O mundo dos animais de estimação não se restringe ao gato e o cachorro. Muitas pessoas preferem fugir dos tradicionais e investir em um bichinho diferente. O mesmo vale para as crianças. Algumas delas têm outras preferências, como por espécies de pássaros.

Mais:  Saiba como escolher a gaiola ideal para seu periquito

A sorte das crianças que gostam de aves é a facilidade em ganhar um exemplar. Esses bichinhos costumam ser bem mais fáceis de cuidar, dão menos custos e exigem pouca atenção. Isso ajuda os pais a aceitarem mais facilmente ter uma ave. Mas qual das espécies de pássaros escolher?

Existe diversos exemplares para viver em casa, mas algumas espécies precisam da permissão do IBAMA. Por isso, é preciso escolher com sabedoria, de acordo com as condições dos donos. Como no caso os proprietários serão as crianças, é indicado pássaros que elas saberão cuidar. Pensando nisso, veja abaixo quais são as espécies mais indicadas para seus filhos. 

1º Canário Belga

O canário belga é conhecido pela sua linda voz
Reprodução Pinterest
O canário belga é conhecido pela sua linda voz

O Canário Belga é um dos pássaros mais tradicionais e acostumados a conviver com os humanos. De todas as espécies, ele é o mais indicado porque exige cuidados mínimos e precisa de pouca atenção. Crianças de todas as idades irão se apaixonar, mas os Canários são perfeitos para as muito pequenas, já que tem uma cor vibrante, são calmos e um belo canto. 

Apesar de acostumados com os humanos, o Canário Belga não exige muita atenção, o que é perfeito, pois as crianças não precisarão manuseá-lo e nem passar horas ao lado da ave. A espécie tem uma adaptação incrível, podendo viver em qualquer tipo de casa. Jamais deixe o pássaro sair da gaiola para seu filho brincar, ele não é indicado para esse tipo de interação.

2º Periquito Australiano

Essa espécie é perfeita para crianças que desejam um pássaro que interaja. Os  Periquitos  são muito divertidos e engraçados, toleras ser manuseados e tem cores muito atraente. Por terem um tamanho pequeno, costumam ser fáceis de cuidar. São sociáveis, curiosos, calorosos, gostam de companhia e podem até aprender a falar.

Mais:  Saiba como ajudar seu pássaro a se adaptar ao novo lar

Por conta da personalidade tranquila, ligam-se fortemente aos donos e poderão se um incrível companheiro para as crianças. O pássaro adora interação e será um ótimo amigo. Existem diversas espécies de Periquitos, sendo a mais famosa o Australiano.

3º Calopsita

A Calopsita é mais indicada para crianças mais velhas, que já tenham uma consciência maior dos cuidados de um animal. Essa ave precisa de tempo e interação do dono, por isso não é recomendada para filhos pequenos.  São muito dóceis e calmas, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. Podem aprender a falar, assobiar e fazer alguns truques, um ótimo atrativo para as crianças brincarem com elas.

Essa espécie costuma dar mais trabalho para cuidar e gosta de ficar um tempo fora da gaiola, mas um motivo para comprar a Calopsita apenas para crianças dispostas a cuidar. Fora isso, é facilmente domesticada e raramente bica. É uma das aves mais populares dentre os animais de estimação. 

Leia também:  Calopsita: todas as características da ave e os cuidados necessários

Antes de decidir comprar um pássaro, tenha certeza de que seu filho tem condições de cuidar de um. Caso não tenha, veja se você irá conseguir ensinar essa tarefa. Dar uma das espécies de pássaros para uma criança pode ser uma ótima oportunidade para ensiná-la a ter responsabilidade. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!