Os pets podem comer frutas , seja para substituir os petiscos artificiais, seja como um "lanchinho" antes da refeição principal.  O tutor deve ter em mente que as 13 frutas que o cachorro pode comer sem riscos, devem sempre ser oferecidas na quantidade diária estipulada, para que não ocorra excesso de calorias. 

Nem todas as frutas podem ser oferecidas aos cães , por exemplo, as uvas e passas são proibidas. É importante também tomar alguns cuidados antes de oferecer ao pet como lavar muito bem a fruta, cortar em pedaços que estejam de acordo com o tamanho do pet, retirar cascas e sementes.

As frutas são uma forma de petisco saudável para os animais
shutterstock
As frutas são uma forma de petisco saudável para os animais

Para a Dra. Luciana de Oliveira, Médica Veterinária Nutróloga, o uso de frutas em substituição aos petiscos industrializados e até mesmo aos petiscos produzidos em casa é uma vantagem para saúde dos cães, já que além de menos calóricas são mais saudáveis para eles. "Mas os tutores precisam ser educados para fazer essa substituição, pois muitos deles não acham que frutas são apetitosas o suficiente para serem usadas como petiscos", completa a nutróloga.

Leia também: Frutas e verduras venenosas para cães

Abaixo relacionamos 13 frutas que seu cachorro pode comer e quais são os benefícios que elas trazem à saúde do seu mascote. 

1. Banana

Vamos começar com a mais brasileira das frutas: as bananas. Ricas em potássio e carboidratos, podem ser oferecidas como recompensa ou misturadas à alimentação.

2. Pera

A pera oferece boas quantidades de fibras, ácido fólico, potássio, fósforo, e é rica em antioxidantes como as vitaminas  C, E, vitaminas B1 e B2. Por não ser muito calórica e conter quase 80% de água, pode ser oferecida aos pets mais gordinhos. Retire as sementes e corte em cubos.

3. Maçã

A maçã é uma ótima opção para oferecer para o cachorro
shutterstock
A maçã é uma ótima opção para oferecer para o cachorro

Em geral uma das melhores frutas para os cães, a maçã é fácil de digerir e oferece vitaminas A, C, B, E , K  e minerais. Muito cuidado com as sementes, retire todas antes de oferecer, elas são muito nocivas aos pets.

4. Mamão

É outra fruta que agrada muito o paladar dos peludos. Sua textura facilita a mastigação e contém vitamina A e C e oferece muita fibra ao trato intestinal.

Você viu?

5. Melancia

É a preferida dos pets nos meses de verão, por conter muita água. Auxilia na hidratação, além de oferecer potássio, magnésio, vitaminas A e C. Ideal para os cães acima do peso.

6. Abóbora

Outra fruta que pode ser a estrela da dieta dos mascotes é a abóbora. Ela é rica em fibras, zinco, ferro, potássio e vitamina A. Além disso, o tutor pode alimentar o seu cão com as sementes torradas.

7. Laranja

Pode ser dada descascada e em pequenos pedaços. Com alto teor de água, fibra e vitamina C, a laranja pode ser oferecida sem riscos.

8. Melão

Sem as sementes e sem casca, o melão (como a melancia) é muito refrescante no verão, mas não exagere, o excesso pode ser pesado para o estômago do seu animal de estimação.

9. Coco

É um alimento com muitas propriedades em sua polpa e na água também, pois oferece minerais e vitaminas, especialmente a vitamina E que atua como antioxidante natural, ativador do sistema imunológico.

10. Kiwi

Rico em vitamina C, o kiwi pode ser oferecido ao pet - sempre sem casca -  como petisco ou recompensa.

11. Caju

Pela textura e sabor, o caju é uma fruta com grandes chances de ser a preferida de seu pet. Rica em vitamina C e ferro, auxilia no sistema imunológico e tem um perfume irresistível.

12. Goiaba

Deve ser oferecida ao pet descascada, as pequenas sementes não farão mal. É uma fruta encontrada em todo território brasileiro e rica em fósforo, ferro, vitaminas A, B e C e muitas fibras.

13. Jabuticaba

Muitos tutores vão estranhar essa última indicação, mas os benefícios da jabuticaba são enormes, a começar pela casca. Sempre oferecendo com moderação, é na casca da fruta que estão concentrados antioxidantes como os bioflavonóides a pectina, um tipo de fibra detox e que dá boa sensação de saciedade. Também tem vitaminas B e ferro, fósforo e cálcio.

Essas foram as 13 frutas que seu cachorro vai comer sem correr riscos. Aproveite a riqueza e diversidade das frutas tropicais e ofereça ao seu pet petiscos e dieta saudáveis , ricos em vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para a boa saúde e ótima qualidade de vida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!