Olá, amigos do Canal do Pet! Vocês sabem o que é pet friendly?

Essa tendência já existe há muito tempo em alguns países e vem ganhando cada vez mais força por aqui: a cultura “ pet friendly ”, ou seja, uma mentalidade mais amigável com os animais de estimação em vários locais públicos, que os recebe de braços abertos.

Já existem muitos lugares que adotam a cultura pet friendly
shutterstock
Já existem muitos lugares que adotam a cultura pet friendly


Membros da família

Os animais de estimação estão cada vez mais próximos de nós e são vistos como membros das famílias, companhias para todas as horas. Essa convivência leva ao desejo de que os pets estejam conosco também em momentos de lazer.

Nas grandes cidades, isso engloba ir com eles não só a parques ou praças, mas também a restaurantes, lanchonetes, cafés etc.

É possível?

O que podemos ver da experiência em outros países são tutores levando os seus cães a estabelecimentos públicos, mas geralmente cuidando para que eles não incomodem as pessoas.

+ 5 dicas para realizar uma adoção com sucesso

Ou seja, em sua grande maioria, são cães já acostumados a essas situações e que não apresentam comportamentos como pedir comida à mesa, latir para pessoas ou para outros cães etc. Assim, a convivência em estabelecimentos que recebem vários clientes é tranquila e considerada algo natural.

Os lugares pet friendly permitem que o animal aproveite ao lado da família
shutterstock
Os lugares pet friendly permitem que o animal aproveite ao lado da família


Mas e por aqui?

Essa mentalidade vem se tornando cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, um dos povos mais “cachorreiros” do planeta, especialmente das grandes cidades. Vemos cada vez mais cães com seus tutores em shoppings, restaurantes com áreas externas, assim como bares e lanchonetes.

Noto também que cada vez mais pessoas desejam estar com seu pet em locais públicos, o que está levando a uma mudança de cultura.

Comportamento

Um dos principais fatores que ajudam as pessoas em geral a notarem que os cães podem ser ótimas companhias em locais públicos é justamente que eles sejam educados e tranquilos. É possível ensinar cães a agirem assim.

Se desde filhotes os pets se habituarem com várias pessoas, locais, outros cães e forem bem ensinados nos comandos básicos e nos comportamentos adequados em sociedade (não pular em excesso, conseguir se controlar nos latidos etc.) a tendência é que sejam adultos equilibrados e que se adaptem bem a locais fora de casa.

+ Tem tamanho ideal para cachorro de apartamento? Quais os cuidados necessários?

Mesmo que o cão já seja um adulto, é possível ensiná-lo, com ótimos resultados! Os tutores costumam se surpreender com a capacidade de aprendizado e ficarão felizes por poder aproveitar a cultura pet friendly. 

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!