Olá, amigos do Canal do Pet, tudo bem? Eu já falei sobre o que fazer com cachorros que não fazem as necessidades no lugar certo , mas como o assunto é muito pertinente, decidi dar mais algumas dicas.
Muitos tutores relatam dificuldades em treinar os cães a fazer as necessidades em local determinado. As dicas que vou mencionar a seguir são indicadas tanto para cães filhotes, quanto para adultos. O treino consiste em mostrar ao cachorro que fazer as necessidades em determinado local gera recompensas que ele adora, sejam petiscos, brincadeiras ou muita festa.
Como é o treino
As medidas para ensinar um cão a usar o seu “banheiro” são essas:
– Preparar e manter o local onde será o “banheiro” dele longe da caminha, da água e da comida, pois os cães não gostam de se aliviar próximo ao lugar onde comem e dormem.
– Eles gostam de usar superfícies absorventes, portanto, durante a fase de treino, vale tirar tapetes da casa e deixar só o tapete higiênico ou jornal (se essa for a opção).
– A limpeza dos “erros” também é importante: usar produtos enzimáticos, que retiram os odores atrativos para os cães, e finalizar com sprays repelentes ajudará a mostrar ao cachorro que aquele local é desagradável para as necessidades.
– Da mesma forma, colocar um pote de água ou comida em algum lugar indevido da casa, que esteja sendo frequentemente “utilizado”, ajudará a mostrar ao cão que ali é a sua “sala de jantar” e não seu “banheiro”.
– Alimentar o pet em horários específicos, para conseguir prever quando ele vai sentir vontade de se aliviar – o que geralmente ocorre logo ao acordar, após as refeições ou uma sessão de brincadeiras.
– Sabendo que está se aproximando o momento em que o cão estará “apertado”, ficar com ele perto do local escolhido para ser o “banheiro”.
– Assim que ele fizer xixi ou cocô no local, elogiá-lo com carinho e dar uma recompensa (cuidado: não elogiar com “muito entusiasmo”, pois ele pode se assustar e não querer mais fazer as necessidades na frente das pessoas, especialmente se for um cão com temperamento inseguro).
– Repetir o treino durante alguns dias, com consistência e paciência, até que ele entenda que fazer xixi na frente do tutor e naquele local onde é o “banheiro” dele é muito legal e gera coisas que ele adora!
Escapes vão acontecer
E quando o cão errar e escapar algum xixi ou cocô fora do “banheiro”? Deve-se ignorá-lo e não dar bronca. Ele ainda não está totalmente treinado e, se for punido, pode aprender que fazer na frente das pessoas gera um desconforto e, assim, começar a fazer escondido, o que dificultará o treinamento, pois várias oportunidades de recompensá-lo serão perdidas.
Banheiros por todos os lados
Quando o cão ainda está aprendendo, é importante deixar vários “banheiros” onde o pet estiver, especialmente para os filhotes, que têm mais dificuldade para “segurar” a vontade quando ela aparece.
Assim, quando notar que o cachorro está apertado, fica mais fácil levá-lo ao local, para então recompensá-lo por fazer ali. Seguindo estas dicas com bastante paciência, o cão aprenderá logo a fazer as necessidades no local determinado de forma positiva, o que será bom para todos.
Um abraço,
Alexandre Rossi.