Olá, amigos do Canal do Pet , tudo bem? O que vocês acham da caixa de transporte? 

Muita gente acha que transportar um cachorro na caixa de transporte equivale a mantê-lo em uma prisão, algo que seria um imenso sofrimento para ele. Por outro lado, a maioria dos tutores tem consciência de que o cão deve ter uma casa, que isso é saudável para ele.

Normalmente, a caixa de transporte é muito atrativa para os animais
shutterstock
Normalmente, a caixa de transporte é muito atrativa para os animais

Portanto, uma providência muito bacana que todos deveríamos adotar é realizar treinos para o cachorro se acostumar bem a ficar dentro dessa caixa ao ponto de tê-la como se fosse a sua casa, o que acabará com o possivel sofrimento e poderá ser bem útil em situações de viagem, por exemplo.

Eles realmente gostam?

Cachorros são animais de toca , ou seja, quase sempre vão procurar um local mais estreito para se abrigar do frio, chuva, quando estão com medo ou sentindo dor. Basta observar um cão que não tenha uma casinha: diante de uma situação desconfortável, ele procurará abrigo embaixo de algum móvel da casa.

É reconfortante para o cachorro, mesmo que ele não fique em sua casinha grande parte do tempo, saber que tem um refúgio seguro para situações específicas. Ou ainda, para quando ele simplesmente quiser ficar sozinho e descansar.

Por outro lado, não basta simplesmente colocar o cão dentro de uma caixa, fechar a porta e deixá-lo lá, pois, aí sim a situação pode se tornar algo muito ruim. O treino consiste em fazer associações positivas com estar dentro da caixa de transporte. 

Qual o tamanho ideal da caixa?

A primeira providência é verificar qual é o tamanho ideal para o cachorro. Muitas pessoas acreditam que uma caixa de transporte bem grande é a melhor opção, o que não é verdade. Aliás, quanto mais “justa”, melhor, pois, assim, eles se sentem mais protegidos. O tamanho ideal de uma caixa de transporte é aquela onde o cão consegue ficar de pé e dar uma volta sobre o próprio corpo.


Como treinar?

Após adquirida a caixa ideal, o treino consiste em deixar esse local bem aconchegante e confortável. Cães gostam de se deitar em lugares macios e fofos. Assim, colocar panos macios (melhor ainda se forem os panos ou almofada que ele já use) na casinha permitirá que o local fique mais convidativo para uma boa soneca. Além disso, se o tutor deixar o seu cheiro nesses itens (e para isso, vale colocar os pés, deitar em cima etc.), o local ficará ainda mais interessante.

No início, vale incentivar o cão a entrar na nova toca e, caso ele assim faça, elogiá-lo bastante. Deixe-o, nesse primeiro momento, livre para entrar e sair de acordo com a sua vontade, ainda sem fechar a porta. As refeições devem ser feitas dentro da caixa, pois, assim, o cão rapidamente associará que ali é o seu "canto".

À medida que ele se mostrar mais confortável dentro da caixa, pode começar a fechar a portinha por alguns segundos, para abrir imediatamente depois, sem grandes alardes. Isso pelo menos em primeiro momento. Depois, aumente o tempo. Nesses momentos, o cão deve ser deixado lá com brinquedos ou ossos bem interessantes para que se distraia.

Quando o cachorro estiver dando sinais claros de que está confortável na caixa, já tendo eleito esse local como a sua "casa" e "refúgio", ele poderá ser deixado lá dentro por períodos mais longos.

Na maior parte das vezes, nem é necessário seguir todos os passos acima. Ao ser apresentado a uma caixa destas, muitos cães já passarão a entrar e a sair tranquilamente, sem que seja necessário qualquer estímulo humano. 

Com tudo isso, viagens mais longa, que demandem  o uso da caixa de transporte serão muito tranquilas, tanto para o dono, como para o animal. 

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!