Beacon, o cão de terapia da seleção de ginática olímpica americana
Reprodução/Instagram
Beacon, o cão de terapia da seleção de ginática olímpica americana

A internet ficou encantada com Beacon, o cão de terapia da seleção norte-americana de ginástica olímpica.  Entretanto, no Brasil, há um trabalho semelhante no interior de São Paulo que utiliza os animais resgatados como co-terapeutas em programas de terapia assistida.

A ONG Natureza Conecta, fundada pela veterinária Daniela Gurgel em 2021, resgata animais de maus-tratos. Uma vez resgatados, os animais são unidos com jovens residentes em casas de acolhimento para ajudar no combate a exclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo Daniela, os animais sempre desempenharam um papel crucial em sua vida, a ajudando a superar momentos difíceis. Essa experiência pessoal inspirou a criação da Natureza Conecta. "O trabalho de co-terapia com animais traz benefícios tanto para os nossos resgatados, que recebem amor e cuidados, quanto para as crianças e jovens que atendemos, que conseguem criar vínculos e se sentir mais à vontade para compartilhar seus sentimentos e dores", comenta.

A fazenda da ONG abriga atualmente 31 animais, incluindo cavalos, porcos, vacas, cabras, codornas e cães, a maioria deles resgatados de situações de abuso. Entre os resgatados estão a égua Dançarina, que ficou com sequelas na coluna após carregar peso excessivo, e os bezerros Zeus e Hércules, considerados descartáveis pela indústria leiteira por serem machos.

Cada animal tem uma história única de resgate. Peppa e George, dois porquinhos, foram salvos após uma denúncia de maus-tratos. Dallas, um cão da raça Border Collie, foi abandonado devido à sua necessidade de espaço, uma característica frequentemente ignorada por potenciais tutores. "Muitas pessoas não observam isso na hora de incluí-los em suas famílias", destaca Daniela.

Os animais participam de sessões semanais de terapia com as crianças e adolescentes na fazenda, com tempo de cerca de duas horas. Além disso, a ONG transporta alguns animais para o complexo da Fundação Casa Sorocaba, que atende jovens de várias cidades, incluindo Campinas, Jundiaí e Itu. A interação entra como um complemento ao trabalho de psicólogos e pedagogos em questões como traumas, violência, comportamento e desempenho escolar.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!