Beacon, o cão de terapia da seleção de ginática olímpica americana
Reprodução/Instagram
Beacon, o cão de terapia da seleção de ginática olímpica americana

Beacon, um cachorro de terapia da raça golden retriever de 4 anos, teve um papel importante na preparação da equipe de ginástica olímpica dos Estados Unidos durante as eliminatórias para as Olimpíadas de Paris, que começam no próximo dia 26 de julho.

Ele é o primeiro cachorro a exercer esse papel na equipe, e ganhou as próprias credenciais para os testes. A USA Gymnastics (USAG) contratou o filhote em meio ao período para trazer conforto à equipe de ginastas. O papel de Beacon foi vital durante os testes que aconteceram em Minneapolis, onde os ginastas competiram por uma vaca para as Olimpíadas de Paris.

Com o título oficial de "Goodest Boy" (Melhor Garoto, em tradução direta), o cachorro compareceu aos testes que ocorreram de 27 a 30 de junho, ao lado da treinadora e ex-ginasta Tracey Callahan Molhar, que tem Beacon desde que ele era um filhote. Segundo a ESPN, Beacon atuava como cão de serviço para Tracey, até que se ela o certificou como cão de terapia com uma equipe especializada.

"A ciência mostra que acariciar um cachorro ou até mesmo observar alguém acariciando um cachorro pode reduzir a pressão arterial e a ansiedade, ajudar a aumentar os hormônios do bem-estar, serotonina e dopamina, e diminuir os níveis de cortisol”, disse Tracey à ESPN.

A ex-ginasta e treinadora acrescentou que, sem surpresa, a presença de Beacon é muito apreciada em eventos como as eliminatórias. "Todo mundo quer dizer ‘olá’, e ele quer dizer ‘olá’ para eles. Leva 20 minutos para chegar... não muito longe", disse Callahan Molnar.

Beacon e a ginasta americana Sunisa Lee
Reprodução/Instagram
Beacon e a ginasta americana Sunisa Lee

O sucesso entre a equipe foi tão grande que um dos membros sugeriu que o cãozinho fosse promovido. "Um dos ginastas sugeriu que [Beacon] deveria ser o CHO", disse a treinadora à Nexstar. "Seria o Chief Happiness Officer (Oficial Chefe da Felicidade, em português)”. Até Sunisa Lee, campeã olímpica em Tókio 2020, agradeceu ao cãozinho nas redes sociais: "Obrigada Deus por Beacon", escreveu.

Porém, o destino de Beacon como parte da equipe olímpica ainda é incerto, já que não se sabe ainda se ele irá até Paris, devido à toda a burocracia que envolve uma viagem internacional com um animal de estimação.

"Estamos verificando se ele pode ir para Paris. Como você pode imaginar, é um pouco complicado", compartilhou um representante da USAG em uma declaração à People.

Nas redes sociais, a treinadora publicou um vídeo com momentos de Beacon ao lado de ginastas, no qual celebrou o fim da fase de eliminatórias.

"Tantos sentimentos aqui. É um grande privilégio, para Beacon e para mim, passar um tempo com e apoiar essas ginastas incríveis e seus treinadores — cada um deles. Temos um lugar na primeira fila para testemunhar seu comprometimento com a excelência e esforços colaborativos para chegar lá", diz o post.

"Estou orgulhoso que a USA Gymnastics tenha trazido a terapia com animais de estimação para o esporte, e não apenas a trouxe, mas verdadeiramente a abraçou e apoiou. Minha gratidão é grande! E Beacon? Orgulho nem arranha a superfície de como me sinto. Quer essas ginastas tenham feito/façam parte da equipe olímpica dos EUA de 2024 ou não, esta é a EQUIPE EUA e estamos honrados em fazer parte", finalizou.

Beacon, golden Retriever de 4 anos, deu suporte à equipe de ginastas dos Estados Unidos durante testes para as Olímpiadas de Paris Reprodução/Instagram
Beacon, golden Retriever de 4 anos, deu suporte à equipe de ginastas dos Estados Unidos durante testes para as Olímpiadas de Paris Reprodução/Instagram
Beacon ganhou status importante entre os ginastas dos Estados Unidos Reprodução/Instagram
Beacon ganhou status importante entre os ginastas dos Estados Unidos Reprodução/Instagram
Beacon e sua treinadora, Tracey Callahan Molnar  Reprodução/Instagram
Beacon e sua treinadora, Tracey Callahan Molnar Reprodução/Instagram



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!