Não é novidade para ninguém que os cães latem, alguns em maior e outros em menor quantidade. Os cachorros utilizam do recurso do latido para se comunicarem e expressarem, algo parecido com a fala humana, que eles usam tanto entre si quanto com os seres humanos com quem eles convivem.

+Cachorro hiperativo? Saiba como amenizar o comportamento desses animais

Seu cão late demais? Veja as principais causas desse problema
Reprodução
Seu cão late demais? Veja as principais causas desse problema


Quando o cachorro late pode ser bastante irritante para os seres humanos, principalmente se esse for um hábito constante do pet. Existem cães que por inúmeras razões diferentes são bastante estressados, e manifestam tudo isso por meio dos latidos. Cães de guarda também usam o latido como forma de alertar aos donos de algum perigo 

Também nem sempre quer dizer que algo não vai bem quando o cachorro está latindo, pois muitos deles latem em momentos de felicidade, como quando percebem que estamos nos preparando para levá-los a um passeio, ou quando eles encontram uma pessoa por quem sentem grande afeição. Da mesma maneira que as pessoas falam suas mais diferentes emoções, os cachorros usam o latido para diferentes situações.



+Entenda por que os cachorros reviram o lixo e saiba o que é preciso fazer

Razões para um cão latir:

  • Como forma de chamar a atenção;
  • Por ansiedade e sentimento de solidão;
  • Vontade de brincar;
  • Aviso de algo suspeito;
  • Interação com outro pet que estava latindo;

Se o cachorro está latindo demais, tentar fazê-lo parar, principalmente através de gritos, vai parecer para o pet como um incentivo para continuar com seu comportamento. A melhor forma de descobrir a causa do latido excessivo é procurando veterinários e profissionais da área, que poderão analisar melhor os problemas do pet.

A post shared by French Bulldog (@frenchie.world) on









Para realmente conseguir fazer com que seu cachorro pare de latir é importante que o dono fale com ele com uma foz firme, sem gritar ou utilizar-se da violência. Não é bom dar recompensas para o seu pet enquanto ele estiver latindo, pois assim ele entenderá que vai ganhar algo como um petisco toda vez que tiver esse tipo de comportamento, e vai passar a latir até conseguir o que deseja.

+Seu cachorro tem muito medo de carro? Saiba o que deve ser feito

Se, por exemplo, um cão late muito por medo e o dono dá um agrado para acalmá-lo, vai chegar uma hora que o cachorro não irá mais latir por medo, e sim por ter assimilado que esse comportamento vai sempre lhe render algo que ele gosta. O pet pode até desenvolver um medo crônico de tudo devido ao incentivo.

Mesmo não sendo uma linguagem tão complexa quanto a humana, o latido é a forma canina de expressão, e funciona para mandar mensagens que podem ser boas e simples, ou até mesmo um alerta de perigo. A partir do momento em que você convive muito com um animal é comum até que você consiga saber a diferença entre os latidos que o seu cão usa em diferentes momentos e situações. É por isso que é muito importante ficar atento ao que o seu pet está realmente tentando dizer.

A post shared by Rothko (@rothko_the_boxer) on


Em algumas situações o latido do cachorro pode se tornar tão chato e incômodo que os vizinhos acabam entrando em conflito com o dono do pet, além de todo o estresse que a própria família do animal já sente diariamente com esse comportamento. É possível adestrar o cachorro para evitar e melhorar esses problemas comportamentais de latido excessivo - sem esquecer da importância que o latido tem como forma de comunicação para o animal, o que faz com que ele ainda lata, mas menos frequentemente e de maneira menos incômoda. 

Como posso tentar evitar o latido de cães?

  • Esteja sempre por perto e dê a atenção necessária ao seu animal, pois se ele passar muito tempo sozinho ele vai acabar se tornando deprimido e triste, o que o leva a fazer ainda mais barulho;
  • Ao dar bronca em seu pet por ele estar latindo demais, use sempre a mesma tática, assim ele saberá do que a bronca se trata. Uma ordem simples é o ideal, pois comandos complexos não serão entendidos pelo cachorro;
  • Bater no cachorro nunca é uma opção, pois ele não entende que latir é algo errado e não deve ser maltratado por estar tendo um comportamento que é de sua natureza. A violência só servirá para deixá-lo assustado, e coloca em risco seu relacionamento com o cachorro;
  • Procure um especialista em adestramento se julgar necessário. Ele cuidará do seu problema da melhor forma possível;
  • Pratique várias atividades com o seu amigo de quatro patas, caminhe e brinque bastante com ele, pois assim ele fica mais feliz e cansado, o que reduz bastante os motivos para latidos em excesso.









Cuidar de seu amigo com carinho e amor, e lembrar de procurar ajuda profissional em caso de maiores dúvidas é a melhor saída para que ele lata somente de forma saudável, que não atrapalhe sua convivência no ambiente familiar.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!