Muitas pessoas já se depararam com um cachorro hiperativo extremamente agitado. Quem já presenciou ou até tem um em casa, conhece de perto toda a ansiedade e a energia que esses pets têm.

+ Por que alguns cães fazem buracos no jardim?

Ter um cachorro hiperativo pode significar muita dor de cabeça
shutterstock
Ter um cachorro hiperativo pode significar muita dor de cabeça


Um cachorro hiperativo  pode ter várias origens. Pode ter herdado geneticamente a característica e até desenvolvido ao longo da vida. Em muitos casos isso acontece, pois há muito tempo, várias raças foram selecionadas geneticamente para o trabalho. Mas, com o passar dos anos, os cães ganharam seu espaço em meio ao ambiente doméstico, e aqueles com heranças genéticas e alta disposição para atividade passaram a acumular energia de sobra.

Em primeiro lugar, é muito importante que o tutor saiba se o seu pet é um animal agitado ou realmente um cão hiperativo. Esse diagnóstico pode ser feito com a ajuda de um profissional veterinário, mas observar e entender o comportamento do pet é sempre muito importante.

Em alguns casos, é recomendado também uma consulta com um veterinário, para verificar se o cão apresenta algum distúrbio fisiológico, que acarrete esses comportamentos.

Cães hiperativos podem desencadear problemas comportamentais que, consequentemente, poderão afetar a sua saúde e o convívio com a família. A hiperatividade, quando não tratada adequadamente, pode gerar transtornos compulsivos, como latido em excesso, girar em círculos e até destruição de objetos em casa, como uma forma de transferir essa ansiedade.

Como mudar

Atividades físicas são uma ótima forma de canalizar a energia do pet. Brincar de jogar a bolinha, fazer um passeio de bicicleta ou patins levando seu pet na coleira. O passeio diário, além de o estimular fisicamente, manterá o animal calmo e livre do tédio, que na maioria dos casos é o principal causador da agitação.

Enriquecer o ambiente em que o pet vive é uma boa maneira para ocupar a mente e o tempo dos cachorros hiperativos. Isso pode ser feito com brinquedos caninos que ofereçam desafios, como, por exemplo, os que o  façam interagir e liberam a ração à medida que ele interage com o brinquedo.


Hoje, existem marcas muito boas no mercado. Esses brinquedos geralmente são bem resistentes e feitos para não serem destruídos com facilidade. Esse tipo de item estimula o cão mentalmente, além de fornecer o alimento de forma mais divertida.

Para quem gosta de criar, também é possível improvisar brinquedos em casa com objetos reutilizáveis, como uma garrafa pet furadinha com petiscos dentro. O dono ainda pode embrulhar o petisco em pedaços de cartolina para o próprio cão rasgar a embalagem e encontrar a ração. Alguns cães também adoram destruir a casca de coco verde. Em caso de cães que engolem tudo, o tutor só deve oferecer a eles brinquedos com supervisão.

Comandos

O adestramento também é indicado como uma atividade para o animal e uma ótima forma de educá-lo. O pet poderá aprender comandos que, além de garantir a atividade física e psicológica, proporcionarão uma melhor comunicação entre ele e seu tutor.

O dono poderá pedir para que o seu cão trabalhe antes de executar algumas tarefas comuns em sua rotina, por exemplo, pedir para que o cão sente antes de colocar a coleira, ou fique deitado após um passeio, enquanto o tutor faz uma pausa para tomar uma água de coco.

Para cães agitados, é importante fornecer atividades, mas também é fundamental ensiná-los a aprender a esperar, com exercícios que vão ajudá-lo a controlar a ansiedade.

+ Cachorros esportistas: saiba quem são eles e conheça as principais raças

O ideal é que os tutores de um cachorro hiperativo mantenham o animal ocupado com uma atividade que seja realmente direcionada a ele, investindo em enriquecimento ambiental adequado, adestramento ou creches especializadas para pets. Dessa forma, a família e o pet viverão em harmonia constante e terão um relacionamento ainda melhor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!