O ato de cavar faz parte do instinto do cães e pode ter vários motivos como segurança, diversão ou muito calor

Quem algum dia já não presenciou ou ouviu alguém contar que o cãozinho estava com a mania de fazer buracos no jardim? Histórias assim não são raras.

A mania do cachorro fazer buracos no jardim pode ter várias explicações
shutterstock
A mania do cachorro fazer buracos no jardim pode ter várias explicações

Alguns proprietários acham “bonitinho” e acabam até reforçando esse comportamento, já outros ficam furiosos quando se deparam com os buracos no jardim  e o cachorro com carinha de feliz, cheio de terra no focinho e nas patas. Entretanto, poucos sabem que o ato de cavar é uma atividade natural e saudável dos cães, que vem desde a época em que eles eram selvagens.

Cachorros cavam buracos por diversos motivos:

Para esconder comida ou brinquedo

Para garantir que aquele ossinho ou brinquedo preferido não seja achado por ninguém, ou outro animal e ele o perca. Os cães cavam buracos para escondê-los e guardar para apreciá-los em outro momento mais reservado, com a certeza de que eles estarão seguros naquele lugar.

Para preparar um lugar fresquinho para descansar

Se o cachorro tem pouco acesso ao interior da casa e nesse ambiente externo não encontra um local fresco e confortável para descansar , é bem possível que, por instinto, ele procure um lugarzinho ao lado da sua jardineira preferida para cavar um buraco.

Ao cavar, ele retira a terra quente dura da superfície e encontra uma fresquinha e fofa embaixo, que o ajudará a relaxar. Se o seu cão não puder preparar esse lugar fresquinho no jardim, o ideal é que você se certifique de que ele tem outro lugar confortável para descansar.

via GIPHY


Imitação

Sim, os cães têm a habilidade de desenvolver comportamentos pela imitação. Não se espante se, ao terminar de adubar e de plantar o seu jardim, o animal resolva fazer o mesmo e comece a cavar. Para evitar que seu melhor amigo se torne o jardineiro da família, trabalhe no jardim longe dos olhos dele.

Para investigar

É sabido que os cães têm um olfato bastante apurado, sentem cheiros de longe e vindos de lugares que nem imaginamos. Por isso, ele vai conseguir sentir cheiros que vêm da terra e pode querer cavar para se certificar daquele odor e exercitar o instinto investigador. 

Para chamar a sua atenção

Se o cão não tem as atividades adequadas para o gasto de energia e um passatempo interessante ou fica todo o tempo no quintal, sozinho, sem muito contato com os membros da família, ele pode querer cavar buracos para chamar a sua atenção – nem que seja para receber uma bronca. 

O cachorro adoraria e esqueceria do seu jardim se tivesse a oportunidade de participar das atividades sociais da família. Um passeio pode ser a forma de diversão e tempo de atenção que ele precisa. 

Para passar o tempo

Cães com baixos níveis de atividades adequadas  e que passam muito tempo sozinhos tendem a buscar atividades para passar o tempo, e uma delas pode ser a de cavar o jardim.  Além de ser uma brincadeira bacana e instintiva, é uma forma de distração.

Diante do problema de buracos no jardim, é importante proporcionar ao pet atividades adequadas e brincadeiras interessantes. Nunca se esqueça de que a segurança está em primeiro lugar, então, certifique-se de que o brinquedo a ser disponibilizado é adequado e seguro para interação do cão sem a sua supervisão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.