O frio está chegando
e todos já começam a retirar os casacos do guarda-roupa para conseguir suportar as baixas temperaturas. E não é diferente para os amigos de quatro patas. Diversos tutores optam por colocar roupas dos mais diversos tipos, com medo de que os pets passem desconforto com o frio. Mas será que isso é necessário?
Os veterinários Bruno Lins e Karina Cantagallo afirmam que nem todos os animais precisam de roupas de frio durante o inverno. Porém, para alguns, essas peças são essenciais para deixar os pequenos quentinhos nas baixas temperaturas.
"Alguns cães, principalmente minis, como Pincher e Chihuahua, podem apresentar frio com a mudança de tempo. Eles demostram a partir de tremores, ficam encolhidos em cima de tapetes, roupa ou caminha. Nesses cães, podemos, sim, usar roupas."
Além dos cães de pequeno porte, é recomendado agasalhar cachorros com pelos curtos ou quase sem pelos, como, por exemplo, os Galgos Italianos, que são cães que quase não têm pelo. Outro grupo são os cães idosos, que podem ter o agravamento de algumas doenças devido ao frio.
"Outros cães que se beneficiam do uso da roupa são os idosos que tem dores articulares, que pioram com a mudança de tempo", afirmam os veterinários.
O médico veterinário Raphael Clímaco alerta que é importante comprar peças de roupa mais folgadas que não impeçam o pet de se movimentar. As roupinhas devem estar sempre secas e limpas. Cães de pelo longo precisam ser escovados com frequência, antes de colocarem a roupa, para evitar a formação de nós.
Bruno e Karina completam o colega de profissão, e afirmam que é importante se atentar à mobilidade do animal, uma vez que as roupas podem causar lesões ortopédicas. Outro ponto é em relação ao material. O mais recomendado são roupas de algodão: "As roupas de soft ou lã acumulam mais ácaros e tendem a dar mais alergias", explicam.
"Então se seu pet tem frio pode usar roupa principalmente de algodão ou tecido antialérgico e sempre confortável. Primeiro o conforto e em segundo lugar a beleza", finalizam Bruno e Karina.