Uma das coisas mais importantes para os tutores de cães é poder passear com o seu animal de estimação com tranquilidade, sem ser puxado e praticamente ser "rebocado" pelo amigo de quatro patas. A melhor forma de fazer isso acontecer é ensinando o comando "junto" para o bichinho. 

+ Saiba tudo sobre o uso da focinheira em cachorros

O comando 'junto' melhora até a qualidade dos passeios diários com o animal
shutterstock
O comando 'junto' melhora até a qualidade dos passeios diários com o animal


Alguns cães puxam muito durante o passeio, pois acreditam que são os líderes da matilha, conduzindo, assim, as voltas de acordo com a sua própria velocidade e direção, e tomadas de decisões. É importante mostrar ao cachorro que ele está passeando com você, e você como o líder da matilha, toma as decisões, garantindo um passeio tranquilo e divertido para ambos. Mas como mostrar isso para ele? É aí que entra o comando "junto". 

Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o passeio, que podem variar dependendo da raça, tamanho e quantidade de energia que o peludo tem. Escolher a coleira ideal também é muito importante para termos o passeio desejado.                      

+ Seu cãozinho só faz xixi e cocô na rua? Saiba como mudar esse cenário                    

O comando                                             

O comando "junto", considerado um dos mais importantes de obediência a ser ensinado ao cachorro, ajuda o tutor a conduzir de forma mais satisfatória os passeios com o melhor amigo. Quando ensinamos esse comando, estimulamos o animal a andar ao nosso lado, tendo assim um passeio mais tranquilo para tutor e animal.                         


  •  No início, o local onde vai ser iniciado o treino deve ser tranquilo, evitando estímulos que possam distrair o seu cachorro.                                        
  • É importante que o seu cão já saiba alguns comandos de obediência. O comando “Senta” será muito útil nesse momento.                                                                        
  • Com o cão ao seu lado, já com a coleira e guia, peça a ele para sentar.                              
  • Dê um passo à frente, dando uma batidinha com as mãos em sua própria perna, falando apenas uma vez a palavra “Junto”.                                             
  • Quando o cão sair da posição e voltar novamente para o seu lado, recompense-o com algum petisco da preferência dele.                                        
  • Repita esse passo por algumas vezes, para que o cão comece a entender que sempre que  você estiver utilizando o comando “Junto”, se ele ficar ao seu lado, será recompensado
  • Quando você perceber que ele já compreendeu o comando, comece a aumentar a dificuldade, alternando a velocidade da caminhada e fazendo com que ele o acompanhe em curvas, sempre utilizando o gesto de “dar uns tapinhas” na lateral da perna, pronunciando a palavra “Junto”.

 + Comando para cachorro? Confira algumas dicas para ensinar o "fica"

Assim como em todo treinamento de comandos de obediência, é importante ter muita paciência com o seu amigo, valorizando os acertos. Com o tempo, ele já tirará de letra o “junto” e muitos outros. Caso precise de ajuda profissional, conte com os adestradores da Cão Cidadão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!