Você é uma influência
As características genéticas do cachorro são influenciadas pelas do ambiente em que ele vive, além dos aprendizados que adquire ao longo da vida.
Certamente você já ouviu alguém dizer que “o animal puxou o dono”, pois saiba que essa frase tem fundamento e essa semelhança não é mera coincidência.
As características genéticas do cachorro são influenciadas pelas do ambiente em que ele vive, além dos aprendizados que adquire ao longo da vida.
Os cientistas Michael D. Breed e Leticia Sanchez, da Universidade do Colorado, comprovaram que genes e ambiente influenciam o comportamento dos cães e de outros animais. Assim, se a genética for estimulada com as características do ambiente, a semelhança será muito visível.
Se o cãozinho mais ativo da ninhada for para uma casa cheia de crianças, que é sempre muito agitada, ele será um animal muito ativo. Mas se esse mesmo filhote for para uma casa de idosos, que é mais tranquila, ele será um pet muito mais calmo.
Isso ocorre porque em um ambiente agitado o pet sempre ganha atenção quando faz travessuras, então ele aprende que é assim que terá a atenção do tutor. Já em um lar mais tranquilo, ele tende a ganhar mais atenção quando está no sofá, deitado ao lado do tutor.
O zootecnista Renato Zanetti explica que o animal aprende que, se for tranquilo, ele será recompensado, mesmo que ele tenha a tendência a ser um pet mais ativo geneticamente.
É a partir dessa construção de comportamento que surge a história de que o cão é a cara do dono. O pet aprende a ter atitudes que são aprovadas pelos tutores, que geralmente são bem parecidas com as deles. - O comportamento do seu pet também depende do seu, entenda no link:
Essas características ajudam no adestramento dos cães e é desse princípio que parte o adestramento inteligente, que trabalha por meio de recompensas de atitudes corretas. Se o tutor faz algo que não aprova, não dê atenção. Assim ele entenderá que não adianta repetir.
É como diz a música “se quiser mudar o mundo, comece por você”. Partindo desse princípio, se quiser mudar alguma característica do seu cão, preste atenção na forma como você se interage com ele. Se ele sempre ganha colo quando pula nas visitas, continuará tendo essa atitude.
As atitudes que os tutores escolhem ter com seus animais de estimação determina o nível de semelhança no comportamento, nas reações, manias e até expressões. Em resumo: o seu pet será parecido com você pelo exemplo. E isso também acontece com os gatos; entenda no link.
Receba as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!