Ensine o cão a não pular nas visitas

Receber convidados em casa é sempre bom, e ainda mais comum quando chegam datas como Natal e Ano Novo. Isso traz algumas questões como escolher o cardápio que será servido, arrumar a casa e, para quem tem um cachorro que pula nas visitas, há um trabalho a mais.

Um cão agitado demais

Quando as visitas chegam, o pet pode ficar agitado, latindo e pulando, o que pode sujar a roupa delas ou até machucá-las. Uma situação desagradável. A agitação dos cães geralmente é causada por ansiedade, e nós, involuntariamente, criarmos isso ao dar atenção na hora errada.

Jamie Street/Unsplash

Saiba como corrigir

A melhor forma de corrigir esse comportamento, é criar uma rotina. Passeios e brincadeiras antes de receber a visita ajuda, pois o cão gasta a energia acumulada. E nessas atividades é que os comandos para acalmar o cão e adestrá-lo a não pular nas pessoas são introduzidos.

Filipe Coimbra/Unsplash

Combinando com o pet

O objetivo final é mostrar que não é pulando que ele ganha. Colocamos um comando básico, como o "senta", ou um avançado como "cama" - ou local previamente marcado - e assim ele será premiado quando estiver lá.

Jay Wennington/Unsplash

Quando a visita chegar

Indique ao pet o comando treinado anteriormente e ele irá para o local combinado, onde ele ganha o prêmio dele, e quando isso estiver funcionando (o que deve acontecer depois de algumas aulas), a visita também poderá premiá-lo.

Toa Heftiba/Unsplash

Corrigindo os erros

Para marcar o erro do comportamento, basta ignorar o cão e, se for necessário, sair do local. Dar bronca ou prendê-lo não é a melhor solução, em alguns casos pode resolver momentaneamente, mas fará com que ele entenda que aquela situação é seguida de algo ruim, podendo criar evitação além do esperado e até agressividade com quem chegar na casa.

Aprendendo na prática

Uma breve aula de adestramento para aprender na prática a como ensinar o seu cachorro a não pular nas visitas. Confira o vídeo por André Almeida.

Karsten Winegeart/Unsplash