Gato Marshall aciona os botões para fazer solicitações específicas à tutora
Reprodução/Instagram @trigatos 14.09.2022
Gato Marshall aciona os botões para fazer solicitações específicas à tutora

A tutora de pets e médica Rosiméri Gerlach tem feito um enorme sucesso nas redes sociais ao compartilhar a rotina curiosa com os gatos Ted, Lily e Marshall, isso porque eles têm a capacidade de se comunicar com a tutora por meio de botões.

O produto utilizado por Rosiméri foi desenvolvido pela empresária Christina Hunger e combina técnicas de psicologia animal, fonoaudiologia e Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC). A utilidade dos botões não se restringe apenas aos pets, eles também podem ser usados como ferramenta no tratamento de pacientes humanos com dificuldade na fala, por exemplo.



Rosiméri resolveu aderir aos botões por conta do comportamento de Marshall, que segundo ela "sempre foi um gato com um nível de energia muito alto".

"Cansá-lo e entretê-lo era um verdadeiro desafio. Sempre inventamos treinos, passeios, tabuleiros e enriquecimento alimentar para ele. Treiná-lo para usar botões veio com a mesma proposta — ser mais uma forma de canalizar sua energia”, explicou a tutora em entrevista ao portal Vida de Bicho.

A médica explica que a conta do Instagram no início funcionava apenas como "um álbum de fotos e vídeos", mas que conforme o crescimento, a página se tornou uma fonte de renda. "Decidi profissionalizar a produção do conteúdo", contou a gaúcha na entrevista.


Adaptação ao método

Rosiméri conheceu a técnica pelas redes sociais e conta que o felino que melhor se adaptou até o momento foi Marshall: “Como já tinha experiência em treiná-lo e feito alguns cursos de comportamento felino, comecei a colocar em prática de forma mais intuitiva. Facilitou demais nossa comunicação. Agora consigo entender o que ele quer e não quer".

Em contrapartida, Ted ainda está na fase de treinamento e Lily não se interessou pelo aparelho até o momento.

“Assim como os humanos, cada gato é único. Cada um tem seu próprio tempo de aprendizagem e precisa de uma recompensa motivadora diferente. Entender e respeitar isso é muito importante para não se frustrar, nem frustrar o animal”, disse a tutora na entrevista.


Segundo a tutora, o aparelho ajudou a entender melhor as vontades do felino, além de ter diminuído alguns comportamentos destrutivos. Por exemplo, Marshall costumava morder os fios de carregadores quando estava com fome, e agora consegue expressar sua necessidade com a ajuda do botão.

Os gatos têm acesso a oito palavras no aparelho: 'acabou', 'agora', 'assistir', 'brincar', 'cobertinha', 'comer', 'depois' e 'passear'. Uma curiosidade é que o comando 'assistir' indica que os felinos querem ver vídeos de passarinhos, ratos e baratas no notebook.


Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o  Canal do Pet   e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!