Por que seu gato dorme em você?

Às vezes os gatos preferem em uma almofada confortável, ou em um cantinho mais reservado e protegido, mas é inevitável: cedo ou tarde o lugar favorito para dormir do bichano será você!

Um relacionamento mais próximo

Os gatos podem fazer isso para se sentirem mais próximos de seus humanos favoritos, mas esse comportamento é parte dos instintos biológicos dos felinos, especialmente da forma como se socializam uns com os outros na natureza.

Te fazer parte da família

Os gatos têm glândulas que liberam feromônios por todo o corpo. Te marcar com esses feromônios significa que você faz parte do grupo. Quando ele dorme em cima de você, ele te marca para que possa ter certeza de que você tem um cheiro familiar e seguro. Dar cabeçadas ou se esfregar também fazem parte do mesmo processo.

Se manter aquecido

Tutores de gatos estão acostumados a ver os pets deitados em um local ensolarado ou aquecido. O calor induz ao relaxamento e ao sono restaurador nos gatos, e poucos lugares da casa são mais quentes do que estar diretamente em cima de uma pessoa.

Se sentir seguro

Os gatos são mais vulneráveis a ataques enquanto dormem e eles enxergam nos tutores um sinal de segurança e proteção e podem gostar de dormir sobre eles ou ao lado deles. Se o se pet gosta de dormir em cima de você, isso mostra que ele tem total confiança.

Ligados ao tutor

Experimentos para impedir que gatos arranhem e marcação de urina, a marcação por cheiro se provou uma maneira poderosa de preservar os laços entre gatos e humanos. Estar perto de humanos também permite que os gatos ouçam e sintam sons familiares e reconfortantes, como batimentos cardíacos ou respirações rítmicas durante o sono.

Mostrar carinho

Um estudo recente sobre a ligação gato-humano mostrou que gatos não são criaturas solitárias como se pensa. Na natureza, eles vivem confortavelmente em sociedades matriarcais e são conhecidos por exibir uma variedade de comportamentos de ligação de grupo. Dormir com o tutor é uma maneira de os gatos demonstrarem afeto e carinho.

Chris Abney/Unsplash

Dormindo na cabeça

Acredita-se que os gatos gostam de estar perto da cabeça porque é a maior fonte de calor, mas a cabeça humana libera quase a mesma quantidade de calor que o resto do corpo. Na verdade, a cabeça se move menos quando as pessoas se reviram durante o sono, então os gatos podem ficar perto do topo da cama por segurança.

Dormir no peito

Os gatos passam grande parte de seu período de desenvolvimento formativo dormindo sobre ou perto de outros gatos, levando os veterinários a teorizar que os sons de respiração regular e um coração batendo podem confortar os gatos e ajudá-los a dormir com mais facilidade.

Dormir no colo

Embora não haja comprovação, a maioria dos tutores de gatos sabe o que seu gato quer quando pula em seu colo para dormir – ser acariciado e receber atenção. Os colos são o local perfeito para se manter aquecido e ser facilmente alcançado.

A serviço do bichano

Quem nunca passou mais tempo sentado do que o que gostaria só para não incomodar o sono do gatinho?

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidade do mundo dos pets diretamente no seu celular!