Como melhorar a comunicação com o animal de estimação

A importância da comunicação com o pet

A comunicação é um fator extremamente importante para a boa convivência entre os seres humanos e pets. Por meio dela, consegue-se identificar o que o animal pode estar sentindo e fazê-lo entender o que se espera dele.

Linguagem corporal pet

Como pets não sabem pronunciar palavras, deve-se observar os sons e a sua linguagem corporal. Rosnados, latidos, tipos de choros diferentes, cauda entre as pernas, arqueada de sobrancelha, bocejos, entre outros, são todos sinais de comunicação emitidos por eles.

Associação e repetição

É possível induzir o comportamento dos pets a partir da repetição e associação. Ensinar o comando 'não pode' pode ser feito com a associação do comportamento positivo à entrega de um petisco, por exemplo.

É preciso paciência

Após muitas repetições, o pet vai entendendo que deve dar atenção para a recompensa que vem das mãos do tutor e com o tempo ele olhará para o rosto do tutor e não para o petisco, já que uma comunicação estará estabelecida.

Insista na dose certa

Insistir muito quando o progresso não está acontecendo pode desestimular o pet. Boas dicas são utilizar entonações apaziguadoras ou deixar para continuar o treino em outro momento, se notar que o pet está cansado.

Mantenha seu pet feliz

Manter o pet feliz também faz parte da boa convivência. Ensiná-los de forma prazerosa, com uma recompensa positiva (seja carinho, petisco ou brinquedo), faz com que a comunicação entre pet e tutor melhore consideravelmente.

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!