Você está dando a recompensa certa para o seu cachorro?

Nem todo petisco é prêmio

Sempre que se fala sobre o treinamento canino, desde o ensinamento de novos truques, questões mais avançadas de comportamento e até no dia a dia, uma das dicas principais é sempre premiar o cão com algo positivo, especialmente com petiscos. Mas até onde isso é o certo?

Divulgação

Uma boa motivação

É bem comum que se pense em comida como a melhor recompensa para um animal, para que ele se sinta motivado a continuar aprendendo. Já que o alimento é o maior incentivo de qualquer espécie a seguir em frente, quando está na natureza. E o alimento, geralmente, funciona muito bem!

Pixabay

Mas nem sempre é o que ele quer

Nem todo cachorro se sente tão motivado quanto o outro quando a recompensa é mais comida, é algo que depende de cada contexto, ele pode ter outros desejos. Muitos profissionais indicam carinho, passeios, brincadeiras que o pet goste e até incentivos verbais, como elogios.

O uso exagerado

Não que um bom petisco não seja um belo incentivo para qualquer animal, mas o uso frequente dessa ferramenta pode tirar o valor que o pet vê nele. Um cão que está sempre recebendo o alimento, pode não ver mais como algo interessante, já que o recebe sem que precise fazer nada.

Questões de saúde

O uso exagerado dos petiscos, além de tirar o valor como recompensa a comportamentos, também pode trazer danos para a saúde dos pets. Além do sobrepeso, alguns podem sentir dor de estômago, diarreias, entre outros.

Vale a pensa observar

Ficar de olho no animal durante o dia a sai é a melhor forma de saber qual tipo de recompensa será mais interessante para ele. Em certos momentos o que mais irá motivá-lo pode ser um biscoitinho, um bifinho ou até a simples interação positiva do tutor, com uma brincadeira, um elogio e demonstrações de carinho.

Petisco sem medo?

Petiscos funcionais oferecem inúmeros benefícios à saúde, auxiliando no desenvolvimento dos animais e aumentam a absorção de nutrientes.

Chega de biscoito e bifinho?

Veja 10 petiscos naturais que você pode oferecer ao seu pet!

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!