Fazer espécies diferentes, e naturalmente predadoras, conviverem sob o mesmo teto não é uma tarefa fácil. É por isso que dizem que cão e gato não podem viver juntos, pois as brigas serão constantes. O mesmo vale quando se trata de hamster, peixe ou passarinho morando junto com um felino. Por mais difícil que seja unir esses bichos, não é impossível.

Veja mais:  Por que os gatos trazem animais mortos de presente para os donos?

No caso do gato e do hamster , muitos donos ficam com receio de adotar os dois por causa do histórico de caça e perseguição. Não é garantido que eles tenham uma boa relação, mas é possível criar respeito mútuo para que convivam na mesma casa. Antes de morarem juntos, é preciso tomar algumas precauções, de forma que a companhia de ambos seja bem aproveitada e não aja nenhum perigo.

O gato é predador natural do hamster, por isso é tão difícil conviverem juntos, mas não é uma tarefa impossível
reprodução shutterstock
O gato é predador natural do hamster, por isso é tão difícil conviverem juntos, mas não é uma tarefa impossível

O gato ainda pode ser considerado um predador?

Muitos donos acreditam que os gatos mudaram sua natureza e deixaram de lado seus instintos ao longo dos séculos, pois foram domesticados pelos humanos. Esse pensamento está totalmente equivocado. Os bichanos sempre serão predadores e os tutores devem entender isso. Existem certos comportamentos que não se alteram e caçar ratos está entre elas. 

Apesar dos roedores estarem entre as presas favoritas dos gatos, não dá para generalizar afirmando que sempre um perseguirá constantemente o outro. O comportamento do felino diante de um hamster dependerá muito de seu caráter e temperamento individual. 

Para existir uma boa convivência com qualquer espécie diferente, é preciso que o gato se familiarize e socialize com outros pets, inclusive os roedores. Dessa forma, a melhor maneira disso acontecer é criar o bichano desde pequeno junto com um hamster, se for possível. No entanto, não dá para negar que filhotes são mais propensos a caçar do que gato mais velho. 

Leia mais:  Você tem um gato elétrico em casa? Entenda por que ele não fica quieto

Na maioria das vezes, um bichando adulto ou idoso dá pouca importância para outros animais, mesmo se for sua presa natural. A essa altura da vida só deseja ficar em paz. Ficar atento na idade do bichano pode te ajudar a decidir se é uma boa ideal adquirir um hamster.

Iniciando a relação do gato com o hamster

Como foi dito, o gato e o hamster podem conviver juntos, mas não será uma tarefa fácil. Caberá ao dono garantir a paz na casa e que aja respeito entre ambos. Antes de tudo, adestre seu felino adequadamente para que não estranhe outros animais. Permita que ele conheça diferentes espécies e aprenda a se relacionar desde filhote.

É importante também não estimular o instinto de caça dele fazendo brincadeiras estilo correr atrás da bolinha no cordão. Se ele não é estimulado, não desenvolve a vontade de perseguir animais. Depois que você perceber que seu pet não terá problemas em conviver com outro bichinho, adquira um hamster. 

Permita que eles se conheçam em algum momento, separados pela gaiola. Observe a atitude do gato e do hamster. Veja se o roedor tem medo, se o felino tenta caçá-lo ou se tudo está calmo. Fique bem atento se o bichano demonstrar qualquer instinto de caça, pois não é um bom sinal. Esses animais são muito inteligentes e aprenderão rápido a abrir a gaiola para conseguirem o que querem. 

O recomendado é colocar o roedor dentro de um aquário de vidro ou plástico em vez de gaiola, para que o gato tenha acesso limitado ao recipiente. Cubra o topo com uma tela, os separando e garantindo a segurança do hamster. Ponha a casinha em um lugar alto e firme de preferência, tornando difícil o alcance. Quando for sair de casa, ponha um objeto pesado para proteger a gaiola ou isole o animal num quarto. 

É bem difícil fazer um gato e um hamster convierem juntos, mas com paciência e algumas dicas é possível
reprodução shutterstock
É bem difícil fazer um gato e um hamster convierem juntos, mas com paciência e algumas dicas é possível

Será bem difícil nascer uma amizade entre esses dois pets, mas eles podem se respeitar e cada um viver no seu canto. Se você tem um gato jovem, é possível que ele não tenha instinto de predador, mas queira brincar com o novo membro. Esse é o melhor momento para socializarem e conseguirem serem companheiros. 

Saiba mais:  Seu hamster fugiu da gaiola? Saiba o que fazer para encontrá-lo

Lembre-se de não forçar a convivência entre eles. É preciso sempre respeitar os limites, juntá-los quando for oportuno e tomar as devidas precauções. 

Medidas de segurança

Se você notar que o gato não consegue conviver com o hamster e continua o perseguindo, é recomendado tomar algumas medidas para garantir a segurança do roedor e não acontecer nada grave.

Compre diversos brinquedos para o bichano e espalhe pela casa. A intenção é que ele se distraia com os objetos, gaste energia durante o dia todo e não tenha tempo ou perca o interesse de importunar o roedor. 

Instale impedimento para felinos em volta do local em que a gaiola fica. Um jeito simples e prático é cobrir esse espaço com fita dupla-face. O bichano ficará bem irritado sempre que sua pata colar no adesivo e permanecerá longe. 

Coloque água numa garrafa spray e deixe num local de fácil acesso. Sempre que ver o gato se aproximando da gaiola borrife em suas costas ou perto do rosto — não espirre diretamente no rosto, pois pode causa irritação. Com o tempo ele começará a associar o esguicho com sua aproximação do recipiente, então aos poucos passará a não ficar no espaço. 

Veja também:  Saiba como brincar com seu hamster dentro e fora da gaiola

Juntar gato e hamster é uma decisão que precisa ser pensada e planejada para evitar acidentes. Não arrisque e espere para ver o que acontece, pois algum dos animais pode não sair vivo. Conheça bem a personalidade do seu bichano antes de adquirir um roedor e fique sempre de olho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!