Por mais que tenhamos muito cuidado com os nossos pets, alguns deslizes podem acontecer. Por exemplo, quem é que nunca esqueceu a portinha da gaiola do hamster após abrí-la para colocar comida ou trocar a água? Ele pode fugir nesse meio tempo e causar bastante preocupação. 

+ Utilizar vinagre de maçã na rotina dos cães é realmente seguro?

Existem certas atitudes que precisam ser tomadas neste momento mais do que assustador. Preparamos um passo a passo de como encontar o  hamster  antes que ele fuja para ambientes externos. É só seguir essas dicas que o seu pet estará a salvo. 

Seu hamster fugiu da gaiola? Saiba o que fazer
reprodução shutterstock
Seu hamster fugiu da gaiola? Saiba o que fazer


Feche tudo 

É uma dica óbvia, mas na hora do desespero é importante pensar nela. Os hamsters costumam gostar de locais escuros e fechados, portanto, dificilmente estará no quintal, na sacada ou em locais iluminados. Sendo assim, feche todas as portas e janelas.

Apague as luzes

Hamsters adoram locais escuros, use essa tática
reprodução shutterstock
Hamsters adoram locais escuros, use essa tática


Como dito no item anterior, os hamsters adoram locais escuros e irão permanecer neles se estiverem confortáveis. É claro que esta opção só é válida se você possuir uma lanterna para conseguir enxergá-lo! 

Afaste crianças e animais de estimação

O animalzinho está solto e vulnerável, todo cuidado é pouco para não pisar nele. Se houver outro animal na casa, é preciso também evitar que ocorra um ataque. Então coloque todo mundo em um local onde o hamster não iria e procure-o sozinho.

Faça armadilhas

Uma maneira de encontrá-lo é fazendo um caminho de petiscos
reprodução shutterstock
Uma maneira de encontrá-lo é fazendo um caminho de petiscos

Como? Pensando no que ele mais gosta de comer. Pegue o petisquinho que o agrada e faça uma trilha bem saborosa. Ele não virá de prontidão, mas com certeza em determinado momento a armadilha irá atiçá-lo.

+ Cachorra quase morre após ser pintada com tinta para cabelos

Outra opção é estender algumas folhas de papel alumínio no chão, assim quando o hamster pisar, você conseguirá ouvir.

Veja todas as madeiras da casa

Pense em móveis grandes com repartições e que sejam vasados ou estavam com as portas abertas. Conhece o ditado “um bom filho a casa retorna”?  Então, não esqueça de verificar sua própria gaiola e até mesmo os locais que ele fora encontrado em outras tentativas de fuga.

Fique com os ouvidos bem atentos

Algumas superfícies fazem barulho quando o hamster anda, fique atento aos barulhos
reprodução shutterstock
Algumas superfícies fazem barulho quando o hamster anda, fique atento aos barulhos

Às vezes o animal pode estar mais próximo do que você pensa, nestes casos, é possível escutar sua respiração e até ele arranhando algum móvel. Tente andar devagar, não só para não pisar no pet, mas também para não fazer muito barulho e assustá-lo.

Você o encontrou!

Fique com uma vasilha em mãos, assim será mais fácil enclausurá-lo já que nessas horas, na pressa de pegá-lo, você pode acabar apertando-o demais.

+ Burro ajuda rebanho a fugir e é preciso reforços para capturá-los

Uma dica importante nestas ocasiões é não se desesperar.  Caso você esqueça de fechar a gaiola e o hamster fuja, fique calmo(a)! A tranquilidade é necessária para que a procura seja feita da maneira correta. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!